Início » Em Brasília, Governo do Estado discute avanços no CAR junto ao Serviço Florestal Brasileiro
Política

Em Brasília, Governo do Estado discute avanços no CAR junto ao Serviço Florestal Brasileiro

A implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Amazônia foi a pauta principal de uma reunião, na terça-feira (11/04), entre o novo diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Batmanian, e representantes da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), em Brasília. O Governo do Amazonas esteve representado pelo secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, que participou da reunião enquanto vice-presidente da Abema, ao lado da então presidente, Mauren Lazzaretti, secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso.

“Nós trouxemos para o novo diretor do SFB essa preocupação com o CAR, para que a gente possa avançar nessa agenda, em especial, nas áreas de maior pressão para o desmatamento, como o sul do Amazonas, onde a predominância das ocorrências de ilícitos são em áreas federais, e também no norte do Mato Grosso”, disse o secretário.

O SFB é responsável, em nível federal, por apoiar a implantação, gerir e integrar as bases de dados ambientais do CAR, junto aos Órgãos Gestores do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que deve passar por adequações, de acordo com Taveira.

“Foi uma reunião bem produtiva, em que saímos com o compromisso alinhado de melhorar o Sicar, tornando-o mais amigável, em especial, para a análise dinamizada do processo. A gente espera avançar nessa questão, sobretudo, nos assentamentos do Incra [Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária] e demais áreas federais”, completou.