Início » O que você precisa saber para ter sua bagagem protegida de golpes nos aeroportos
Brasil Destaque

O que você precisa saber para ter sua bagagem protegida de golpes nos aeroportos

O caso das duas brasileiras presas com drogas na Alemanha após terem suas malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos levantou preocupações entre passageiros quanto a segurança de suas bagagens em viagens aéreas. Em entrevista ao GLOBO, o consultor de segurança da Inteligência em Segurança da Aviação Civil (InAVSEC) Jefferson Barbosa apresentou uma série de medidas que podem ser tomadas pelos passageiros que desejam reforçar a segurança das suas malas.

Segundo o delegado Bruno Gama, “a PF conseguiu comprovar que aquelas passageiras são inocentes. Indicando quem seriam realmente os culpados do fato do crime ocorrido”. A declaração foi dada ao Fantástico. Apesar disso, as duas seguem presas preventivamente em Frankfurt, aguardando uma série de documentos relativos ao inquérito chegar nas mãos da Justiça alemã.

Conforme consta no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), “o operador aéreo deve garantir a proteção da bagagem despachada desde o momento de sua aceitação até o momento em que é devolvida ao passageiro no destino ou transferida para outro operador aéreo”.

“O operador aéreo deve assegurar, em coordenação com o operador do aeródromo, que o acesso às bagagens despachadas, às suas áreas de consolidação e aos seus pontos de transferência mantenha-se restrito ao pessoal autorizado e credenciado, e impedir que qualquer bagagem seja violada com a intenção de estar sujeita à introdução de materiais passíveis de serem utilizados para atos de interferência ilícita”, segue o documento.

Com informações de O Globo.