Início » Após garantir personalidade jurídica do CBA, organização social que fará gestão apresenta plano inicial
Política

Após garantir personalidade jurídica do CBA, organização social que fará gestão apresenta plano inicial

Nesta sexta-feira (31/03_), o deputado federal Sidney Leite (PSD), reuniu com representantes das instituições que integram a Organização Social que fará a gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), e conheceu o planejamento inicial do consórcio que promete dar prioridade ao desenvolvimento sustentável da região. A reunião aconteceu na sede da Fundação Universitas de Estudos Sociais (FUEA).

Sidney foi o primeiro parlamentar a conhecer o espaço que tem seis anos e mais de R$ 276 milhões de reais em projetos conveniados, pagando mais de nove mil bolsas para pesquisadores e estudantes. O encontro contou com representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), CBA e FUEA que conheceram o projeto de que visa a bioeconomia como alternativa de complemento a economia da Zona Franca, com demandas de desenvolvimento sustentável da região.

Por acreditar que esse momento é um divisor de águas para a Amazônia, o parlamentar fez questão de entender como será a construção dos resultados que prometem transformar a realidade do homem da floresta.

“Estivemos aqui hoje reunidos com a Universitas que junto com o IPT e a UEA vai gerir o CBA como organização social. E eu entendo que esse é um divisor de águas não só no que diz respeito ao Polo Industrial de Manaus, mas como um marco para que a gente possa avançar na pesquisa e soluções, seja no cotidiano da vida das pessoas, mas principalmente no desenvolvimento econômico e agregação de valores”, afirma

CBA

O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) tem por objetivo criar alternativas econômicas mediante a inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável.

Há mais de duas décadas lutada para garantir sua personalidade jurídica, afim de trabalhar o desenvolvimento de pesquisas, patentes e recursos. Após a visita realizada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), Geraldo Alckmin, essa garantia foi dada e agora o espaço se prepara para o seu novo momento.