Início » UGPE faz reparos na rede de drenagem do entorno do igarapé Mestre Chico
Amazonas

UGPE faz reparos na rede de drenagem do entorno do igarapé Mestre Chico

As obras de manutenção visam a recuperação da capacidade de drenagem das águas da chuva e a prevenção de alagações

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realiza a manutenção do sistema de drenagem e manejo de águas pluviais no entorno do Igarapé do Mestre Chico, zona sul de Manaus. As obras, que também têm caráter preventivo, permitirão, entre outras melhorias, a recuperação da capacidade de drenagem das redes e galerias, com limpeza, desassoreamento, reparo das tubulações e recomposição dos canais danificados. 

Construída há mais de dez anos pelo antigo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin), a galeria Mestre Chico passa por sua primeira manutenção. Será realizado, ainda, um trabalho de educação ambiental com a comunidade do entorno, por conta da grande quantidade de lixo e sedimentos acumulados.

Realizado por uma equipe de especialistas, os serviços na rede de drenagem iniciaram esta semana com uma inspeção técnica na galeria. A equipe já percorreu a avenida Tarumã e segue por toda extensão da rede de drenagem até a rua Ipixuna, no residencial Mestre Chico.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, cerca de dois quilômetros de rede de drenagem estão sendo inspecionados. O objetivo é produzir um diagnóstico dos pontos críticos de assoreamento e obstrução da rede causada pelo acúmulo de lixo e sedimentos. “A manutenção é necessária, pois há muito lixo e sedimento acumulados ao longo das galerias”, observa o coordenador.

É para prevenir situações como estas, segundo ele, que o novo Prosamin+, que está em execução, tem um componente voltado para a manutenção de infraestrutura crítica construída nas etapas anteriores do programa. “É uma forma de o Governo do Amazonas contribuir com a Prefeitura de Manaus na manutenção do sistema de drenagem da cidade, que está comprometido em muitos pontos, como se tem visto nas chuvas atípicas que têm ocorrido no inverno amazônico”.

O subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, detalha que o órgão vem atuando em duas frentes nas galerias do Mestre Chico – uma, com a limpeza e a desobstrução das redes de microdrenagem; a outra, na inspeção das galerias de macrodrenagem, em busca de prevenir alagamentos.

Será feita ainda a recuperação e limpeza do canal do igarapé até o desemboque. Reparos já foram feitos no Parque das Araras, onde uma árvore tombou derrubando parte do muro no último temporal.

Segurança e tecnologia

O subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Junior, afirmou que a inspeção das galerias está sendo feita por uma equipe especializada, pois, conforme explica, é um trabalho que exige pessoal capacitado e equipamentos de segurança.

“As galerias são repletas de gases tóxicos, por isso, a inspeção necessita de certo apoio tecnológico para que todas as atividades sejam realizadas em segurança. Além de máscaras e vestimentas que evitam contato com os efluentes, os trabalhadores usam equipamentos para medir a qualidade do ar e a presença de gases tóxicos, assim como rádios de comunicação com ambiente externo, para avisar se o tempo mudar com ameaça de chuva.  O objetivo é garantir o máximo de segurança aos trabalhadores”, destaca Otacílio.

Chuvas Atípicas e acima da média

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um aumento de 43% na média das chuvas previstas para a capital do Amazonas no mês passado. Foi constatado um acumulado de chuvas de 423 milímetros, sendo o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 12 anos.