Início » Governo do Amazonas recebe comitiva da Embaixada do Canadá para aprofundar futuras parcerias
Brasil Destaque

Governo do Amazonas recebe comitiva da Embaixada do Canadá para aprofundar futuras parcerias

Governo do Amazonas recebe comitiva da Embaixada do Canadá para aprofundar futuras parcerias

O Governo do Amazonas recebeu, na tarde desta terça-feira (21/03), a visita de uma comitiva da Embaixada do Canadá no Brasil. O encontro, que ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Manaus, teve o propósito de estreitar as relações com o país e estudar as possibilidades de parcerias nas áreas de meio ambiente, direitos indígenas e cidadania.

Entre os membros da Embaixada presentes no encontro estiveram o ministro-conselheiro, Simon Cridland e a segunda secretária, Tarryn Elliot. Segundo Cridland, o interesse da comitiva é aprender mais sobre as políticas públicas e os programas que estão sendo desenvolvidos pelo Estado, bem como o espaço para colaboração entre o Canadá e o Amazonas.

“Para nós é importante sair de Brasília, conhecer as realidades nos estados e procurar trabalhar juntos. Temos algumas prioridades relevantes, que são direitos indígenas, direitos humanos de forma geral, igualdade de gênero e racial, além da agenda de meio ambiente. Também estamos muito interessados em fortalecer a democracia e lutar contra a desinformação. Então estamos aqui para aprender e compartilhar”, pontuou o ministro, durante o encontro.

Pelo Estado, estiveram na reunião representantes da Sema, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e da Fundação Estadual do Índio (FEI). Cada um expôs suas prioridades de atuação e, ainda, os desafios e oportunidades de parcerias.

A Sema ressaltou o trabalho realizado na gestão das Unidades de Conservação Estaduais, de forma participativa com as comunidades tradicionais. Apresentou, ainda, o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) Guardiões da Floresta e, também, o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Amazonas (PPCDQ-AM), que norteará as ações contra ilícitos ambientais de 2023 a 2025.

O Ipaam, por sua vez, ressaltou todo o trabalho realizado para o controle e monitoramento ambiental do Estado, em especial, os avanços na aplicação de tecnologias para identificação remota de ilícitos. Como principal desafio, a instituição ressaltou a dificuldade logística para acesso às áreas afetadas e a regularização ambiental. Entre as oportunidades, o Instituto destacou a necessidade de descentralizar as ações de combate do Estado.

Os representantes da FEI ressaltaram a execução do Programa Amazonas Indígena, que irá trabalhar com foco especial na sustentabilidade e segurança dos territórios indígenas no Amazonas, para garantir a geração de renda local e evitar invasões. A Saúde Indígena também foi pautada como prioridade da Fundação para esta gestão. 

Por fim, a Sejusc apresentou suas principais linhas de atuação, voltadas à agenda de cidadania, crianças e adolescentes, direitos das mulheres, direitos humanos de forma geral e da pessoa com deficiência. Como meta prioritária, a secretária destacou a criação de uma sede unificada para a pasta, que possui espaços descentralizados pela capital.

“Foi um momento muito importante para que as instituições do Estado pudessem dar um panorama a respeito das ações, programas e projetos que estão em andamento. O Amazonas tem diversas peculiaridades, potencializadas pelo tamanho territorial superior a muitos países, então é de extrema relevância estreitarmos essas relações, para que a gente possa firmar parcerias e ampliar o alcance das políticas públicas do Estado”, completou a secretária executiva da Sema, Raquel Said.