Início » Aeroporto de Humaitá estará fechado a partir de segunda, dia 20
Amazonas Destaque

Aeroporto de Humaitá estará fechado a partir de segunda, dia 20

Divulgação Prefeitura de Humaitá .

Com a decisão, estão liberados apenas voos com pacientes em emergência médica e transporte de valores previamente autorizados

O Aeródromo de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) será fechado a partir da próxima segunda-feira (20). A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a entidade, a medida foi aplicada devido à falta de transparência da Prefeitura de Humaitá acerca de informações sobre as condições da infraestrutura do local, conforme prevê a Portaria nº 8.526/SAI, de 08/07/2022. 

Ainda de acordo com a ANAC, o aeródromo está autorizado a funcionar apenas em operações de emergência médica ou de transporte de valores, realizadas mediante prévia coordenação com o operador do campo de aviação. 

A Prefeitura de Humaitá informou ao Portal do Amazonas que em nenhum momento não se recusou a passar informações a ANAC. “Primeiramente ninguém se recusou a prestar informações. Todas as solicitações da Anac estarão sendo atendidas. Solicitamos prazo para algumas adequações”, informou a chefia de gabinete do prefeito Dedei Lobo.

A notícia gerou insatisfação na população. O aeroporto de Humaitá funciona como uma espécie de ‘hub’para municípios do sul do Amazonas. Enquanto estiver fechado será um eterno prejuízo para a economia e para as pessoas que chegar ou sair do município para tratamento de saúde ou qualquer outra necessidade”, relatou um morador que preferiu não ter a identidade revelada.