Início » Presidente da Câmara de Tabatinga utiliza obras da cidade para autopromoção
Destaque Política

Presidente da Câmara de Tabatinga utiliza obras da cidade para autopromoção

Segundo a Constituição a promoção pessoal do agente público é improbidade administrativa e pode ser considerado crime eleitoral. (Foto: Divulgação)

O Vereador Paulo Bardales, presidente da Câmara de Tabatinga, determinou que fosse colocado placas com sua foto em obras espalhadas pela cidade que fica localizada a 1.106 quilômetros de Manaus.

Segundo a Constituição a promoção pessoal do agente público é improbidade administrativa e pode ser considerado crime eleitoral. A autopromoção é uma ofensa ao princípio da impessoalidade.

Na placa em formato de cavalete, consta a foto do parlamentar e a frase,  “Atenção: Estamos trabalhando para melhorar nossa cidade”. O presidente da casa legislativa municipal ainda tira fotos ao lado das obras e placas.

Nas fotos é possível perceber que a pequena intervenção na infraestrutura da cidade com a propaganda do vereador é de tapa-buracos. Segundo informações de moradores de Tabatinga o parlamentar será candidato à prefeitura do local.

O vereador foi empossado pela 3º vez como Presidente da Câmara Municipal de Tabatinga no dia 15 de fevereiro deste ano, através de uma liminar, derrubando a decisão do desembargador Henrique Veiga, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na decisão de dezembro do ano passado o magistrado determinava a não reeleição do vereador e a realização de novas eleições na Casa Legislativa até o dia 1º de janeiro de 2023, devendo a condução dos trabalhos respeitar o disposto no artigo 17 do Regimento Interno da casa, sob pena de multa no valor de R$ 500 mil.

O vereador Paulo Bardales é genro do prefeito de Tabatinga Saul Bemerguy.

Em 2022 o Tribunal de Contas do Amazonas julgou irregulares as contas de Paulo César Bardales, na presidência da Câmara de Tabatinga em 2019. Foi destacado que o gestor precisou pagar encargos por atraso nas contribuições previdenciárias; enviou balancetes mensais fora do prazo estabelecido em lei; não fez registros analíticos dos bens de caráter permanente da Câmara, e enviou fora do prazo os três Relatórios de Gestão Fiscal necessários no exercício do ano. Pelas irregularidades, o gestor foi multado R$18,3 mil a serem retornados aos cofres públicos.

Não é novidade que Paulo Bardales realiza a autopromoção, o vereador tem a própria copa de futsal no município, chamada ”Copa de futsal Paulo Bardales”, já na sua 5º edição.

De Observatório Manaus.