Início » Joseli Camelo toma posse como presidente do STM
Destaque Política

Joseli Camelo toma posse como presidente do STM

Foto: Divulgação/STM

Ex-piloto do avião presidencial nas gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o ministro Francisco Joseli Parente Camelo toma posse nesta quinta-feira como presidente do Superior Tribunal Militar (STM). A cerimônia deverá contar com a presença do presidente e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministro do STM desde 2015, o novo presidente da Corte militar tem dado, antes mesmo de sua posse, sinais de aproximação com o Executivo, em uma tentativa de distensionar animosidades entre a administração petista. Logo após decisão de Moraes que determinou o julgamento pelo Supremo de militares que eventualmente participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, Joseli elogiou o entendimento, não interpretando a medida como uma afronta à Justiça Militar.

— Li e reli a decisão do ministro Alexandre de Moraes e entendi que está muito bem fundamentada. Não vejo, no geral, que tenham sido crimes militares [os praticados no 8 de janeiro]. Crimes cometidos por militares em situações de atividade serão considerados crimes militares se forem contra o patrimônio que esteja sob administração militar ou contra a ordem administrativa militar. Não vejo que houve isso — disse Camelo à colunista Bela Megale na ocasião.

Em entrevista à Globonews nesta quinta, o ministro voltou ao tema e afirmou que o STM julga “apenas crimes militares definidos em lei, não julga crimes contra a segurança nacional ou crimes políticos”. Ele irá presidir o tribunal até 2025.

Natural de Fortaleza, no Ceará, o novo presidente do STM tem 69 anos, pilotou para Lula durante seus oito primeiros anos de mandato e para Dilma durante quase quatro anos — ao lado de ambos, percorreu 92 países. Entre os integrantes da Corte, seu perfil é visto pelos colegas como “conciliador”.

No STM, integrou o Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de estudos visando ao aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual e foi Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), no biênio 2020/2021.

De O Globo.