Início » Recife é destaque nacional na oferta de turismo, tecnologia e emprego
Brasil

Recife é destaque nacional na oferta de turismo, tecnologia e emprego

Cercado por prédios históricos, construções do período colonial, museus, praças e algumas das ruas e dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. O bairro do Recife Antigo fica localizada na região central da capital pernambucana e oferta uma infinidade de atividades culturais. Além de todo polo cultural, a região reúne o Porto Digital, polo tecnológico reconhecido internacionalmente.

O bairro oferta muita tecnologia e modernidade. Visto com prestígio por todo o Brasil, o Porto Digital do Recife é dos maiores polos de tecnologia do país. Reúne mais de 15 mil colaboradores em espaço que conta com seis incubadoras de soluções tecnológicas públicas e privadas, sete institutos de Ciência e Tecnologia, e mais de 300 empresas no parque.

Com um investimento total avaliado em mais de R$ 80 milhões, o antigo moinho, que por anos processou toneladas de trigo, foi revitalizado e abrigará espaços de trabalho com muitos serviços à disposição. O Moinho Recife Business & Life, está em fase de finalização e amplia de forma notória a cartela de serviços a serem ofertados no Porto Digital. Desde 2019, já tem gerado emprego e renda de forma direta e indireta para cerca de mil trabalhadores. Quando concluído, a expectativa é que cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados.

O empreendimento conta com um amplo estacionamento, bicicletário, sistemas de baixo consumo de energia, central de climatização, renovação e esterilização do ar, reaproveitamento de água, jardins verticais e amplos espaços abertos ajardinados, integrados com a rua. O projeto arquitetônico é assinado por Bruno Ferraz e Roberto Montezuma. Segue o conceito retrofit, que traz modernização de áreas antigas com a preservação das características da construção original.

Segundo Rafaela Citron, arquiteta urbanista e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), o Moinho Recife é destaque no Brasil por dois fatores importantes: pioneiro no reuso de edificações industriais para fins residenciais e por ser uma das primeiras edificações industriais sem leis de tombamento a passar por uma intervenção nesse porte no país.

Com informações da assessoria.