Início » Policlínica Codajás promove treinamento sobre análise comportamental no tratamento de pacientes com TEA
Geral

Policlínica Codajás promove treinamento sobre análise comportamental no tratamento de pacientes com TEA

Ação promove aprimoramento dos profissionais de saúde e maior qualidade de vida para os pacientes

A Policlínica Codajás, unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na quinta-feira (02/03) um treinamento sobre Análise Comportamental Aplicada (ABA), destinado a servidores da unidade de saúde. O objetivo do treinamento é aprimorar o atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que fazem acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV).

Durante toda a manhã, especialistas do setor receberam técnicas e orientações repassadas pela fonoaudióloga do CER IV, Joyce Guedes. Ela explicou que a ideia de fazer o minicurso surgiu para dar a eles uma educação continuada na análise aplicada do comportamento, sendo a ciência com a maior comprovação científica e robustez para o tratamento do paciente com TEA.

“Como nós atendemos muito essa demanda, o objetivo é fazer essa formação de todos os profissionais que atendem aqui, para ficarem mais preparados para lidar nas terapias individuais de cada profissão, como este transtorno, e assim ajudar as crianças de uma forma mais adequada”, ressalta a especialista.

A especialista explica que a terapia baseada na ABA comprovadamente apresenta efetividade no tratamento de pacientes com TEA. Portanto, ao utilizá-la como base, os profissionais estão seguindo uma abordagem embasada cientificamente, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

O psicólogo do CER IV, Davi Cunha, que participou do treinamento durante toda a manhã de quinta-feira, conta que o principal ganho como profissional é a possibilidade de melhor qualificação.

“Temos mais conhecimento nessa temática e assim, poderemos executar esse conhecimento com nossos pacientes, proporcionando a eles uma maior qualidade de vida”, disse ele.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, antecipa que outros cursos, oficinas, simpósios e palestras serão realizados durante todo o ano dentro da unidade, não somente pelos colegas que compartilham conhecimento, mas por convidados de fora da instituição.

“Queremos conversar mais com nosso corpo técnico sobre estes eventos, com convidados especialistas dos mais diversos dentro de cada área. Com isso todos ganham, eles que se tornam profissionais mais especializados e nossos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), com um atendimento de maior qualidade”, finalizou Ráiner.

Os participantes da atividade de quinta-feira terão ainda um novo ciclo de treinamento, visto que a carga horária total do curso é de 10 horas.