Yomara Lins foi eleita vereadora com mais de 4 mil votos, nas eleições de 2020, e é estreante na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em meio a um momento da política onde as mulheres têm buscado ocupar cargos públicos de relevância em ambientes ainda em sua grade maioria ocupada por homens, a vereadora Yomara Lins (PRTB) conseguiu entrar para a história de Manaus. Na semana de Carnaval, ela foi a primeira mulher a ocupar interinamente o cargo de prefeita da cidade.
Em entrevista ao Portal do Amazonas, nesta segunda-feira (27), Yomara falou da hora de ter ocupado o espaço, ainda que por um curto espaço de tempo, e salientou ainda que foi um momento importante na luta pela representatividade feminina no circuito da política de Manaus e do Amazonas.
“Foi uma honra, um privilégio essa experiência, mas também foi uma grande responsabilidade. Foi gratificante, até porque eu estava representando cada mulher manauara e mostrando que podem sim estar em qualquer lugar”, afirmou.
A vereadora assumiu o cargo no dia (17), dois dias após o início das obras na Avenida Djalma Batista. Yomara chegou a ouvir críticas sobre seu comando frente às obras.
“Algumas pessoas falaram, “mas uma mulher na frente?” e eu respondi: “olha, para administrar pode ser uma mulher, um homem, desde que tenhamos uma equipe qualificada”, disse.
Choque de realidade
Apesar de dois anos de mandato, a vereadora afirmou que foram apenas meses de aprendizado e que está se aprimorando no cargo.
“Meu choque de realidade foi tentar resolver tudo, são muitas demandas e solicitações, mas a gente não consegue resolver sozinha. Esses dois primeiros anos foram de aprendizado, estou me aprimorando e aprendendo com os erros”, contou.
Ao ser questionada sobre ser uma representação para mulheres manauaras, Lins comentou que as mulheres devem ser incentivadas a buscar cargos dentro da política e também se interessar pelo assunto.
“Sou vereadora para todos, quero atender todos os bairros e pessoas de Manaus. Muitas vezes as mulheres não querem se envolver na política. Precisamos aumentar esse quantitativo, principalmente em Manaus”, concluiu.
Confira a entrevista completa: https://fb.watch/iYK4iM0VEE/?mibextid=qC1gEa
Adicionar comentário