Início » Ministros visitam terra indígena do Amazonas no dia 27
Amazonas Destaque

Ministros visitam terra indígena do Amazonas no dia 27

Beto Marubo articulou visita para denunciar crimes contra o meio ambiente e os povos indígenas

Dos quatros titulares do Governo Lula convidados, até o momento Sônia Guajajara e Flávio Dino confirmaram presença

Uma comitiva de quatro ministros do Governo Lula foi convidada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), para uma visita ao município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus), na próxima segunda-feira (27). Confirmaram presença até o momento os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e a dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Segundo coordenador da Univaja, Beto Marubo, até o momento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva ainda não confirmou presença. Já o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, deve enviar representante, pois alegou que estará em agenda oficial fora do país na data programada.

Ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara confirmou presença na comitiva

Estão na lista de convidados ainda, e a presidente da Funai, Joênia Wapichana, e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União). O procurador jurídico da instituição, Eliésio Marubo, disse que formalizou o convite ao governador, mas até o momento não confirmou presença.

Beto Marubo explicou que, a expectativa é levar o grupo à Base Ituí-Itacoaí, em Atalaia, que monitora os povos isolados. De acordo com ele, a organização quer apontar aos ministros os programas e projetos de segurança e proteção adotadas na região indígena e que não estão funcionando.

Os ministros que se fizerem presentes na comitiva vão ouvir também sobre os crimes ambientais, bem como os crimes contra os povos indígenas que acontecem com frequência na terra indígena. “Os órgãos que atuam na região ficam em suas caixinhas. A Operação Ágata é uma fanfarronice e nada acontece”, disse Beto Marubo.

A comitiva ministerial deve chegar em Tabatinga e, de lá, vão até à Base do Ituí.

Com informações do Portal Único