Início » Mesmo com saída da Serasa, mercado ICP-Brasil seguirá forte
Notícias Corporativas

Mesmo com saída da Serasa, mercado ICP-Brasil seguirá forte

A Serasa Experian, presente no mercado de certificados digitais no Brasil desde 2002, encerra sua atuação nesse mercado, refletindo uma nova dinâmica empresarial. A mudança não indica crise, mas a necessidade de adaptação. O setor de certificação digital cresce, com quase 10 milhões de certificados emitidos em 2023, mostrando uma evolução tecnológica e aceitação crescente

Após mais de 22 anos no mercado de certificação digital, a Serasa Experian anunciou sua saída do setor de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Enquanto se despede do mercado de certificação digital, o setor continua a demonstrar vigoroso crescimento.

Em 2023, o Brasil atingiu um marco histórico, aproximando-se da marca de 10 milhões de certificados digitais emitidos. Esse aumento expressivo representa um crescimento superior a 17% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), demonstrando o contínuo avanço tecnológico e a crescente aceitação de soluções digitais pela população. Para conferir esses e outros dados, basta acessar https://numeros.iti.gov.br e selecionar os períodos desejados para comparação.

Emerson Castro, sócio administrador da Sempre Tecnologia e especialista em emissão de certificados digitais, expressou sua opinião sobre a saída da Serasa Experian do mercado.

“Diante dos números, temos que perguntar: onde está a crise? A saída da Serasa Experian não reflete um significativo encolhimento do setor, mas sim uma nova dinâmica que demanda inventividade e maior conexão com parceiros estratégicos. Há uma evolução que exige das empresas uma abordagem mais flexível e adaptável. Estamos vivenciando um momento de transformação e crescimento, quando a colaboração e a inovação são essenciais”.

Apesar da saída da Serasa Experian, as projeções do ITI para 2024 são otimistas, com uma estimativa de que sejam emitidos mais de 10,5 milhões de certificados digitais. Esses e outros dados estão disponíveis em https://numeros.iti.gov.br, fornecendo cenários valiosos sobre o futuro do mercado de certificação digital no Brasil.