Início » Antropóloga Mirian Goldenberg fará palestra magna no XVII CONPARH
Notícias Corporativas

Antropóloga Mirian Goldenberg fará palestra magna no XVII CONPARH

Evento será nos dias 12 e 13 de abril, com o tema “Pessoas, empresas e planeta – isso é comigo” e é um dos mais importantes da área de gestão de pessoas do Paraná

A antropóloga, pesquisadora e professora Mirian Goldenberg é uma das keynotes no XVII CONPARH (Congresso Paranaense de Recursos Humanos). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) e será realizado nos dias 12 e 13/04, na FIEP – Campus da Indústria. Inscrições e informações no site: https://conparh.com.br/.

Mirian será uma das palestrantes do evento no dia 13/04, às 09h, com a Palestra Magna “Trilhando o Tempo: Consciência, Responsabilidade e a Busca Pela Felicidade na Carreira ao Longo dos Anos”. A palestra será online e contará com a moderação de Gustavo Arns, fundador da Escola Brasileira de Ciências Holísticas e também palestrante.

A escolha para o tema da palestra magna mantém a conexão com a linha do CONPARH: “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e promete trazer os ensinamentos da maturidade.

“Eu tenho uma pesquisa desde 1998 sobre felicidade e as diferenças entre homens e mulheres. Nos últimos 30 anos, eu tenho me concentrado na questão da maturidade. Quando envelhecemos, ou na maturidade, que nem sempre tem a ver com a idade, nós passamos a valorizar aquilo que é nosso, que é o único, que é especial. E não aquilo que os outros têm e que nos falta. Porque faltar vai faltar sempre. E a maturidade é reconhecer que o que mais importa não é o que falta, mas o que nós conquistamos”, explica Goldenberg autora do livro que compõe a pesquisa “A invenção de uma bela velhice”.

 Durante a palestra, a antropóloga abordará a mudança de valores não só no âmbito global, mas também individualmente na vida das pessoas, trazendo uma reflexão sobre infelicidade, competição, comparação, disputa, ódio e raiva gerada pelo o que não se tem e do que supostamente outras pessoas têm. “Vou falar sobre a minha pesquisa desses últimos 30 anos. Sobre o que eu descobri sobre a felicidade com 5 mil pesquisados, mas o que eu descobri também para a minha própria felicidade. E é dar trabalho. Ser feliz dá trabalho”, conclui Goldenberg.

Mirian Goldenberg

Além de Professora Titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mirian é doutora em Antropologia Social pelo Programa de PósGraduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Colunista do jornal Folha de S.Paulo desde 2010, e da Vogue, desde 2021 é autora de 30  livros, entre os quais: Coroas, Corpo, envelhecimento e felicidade, Velho é lindo!,  Toda mulher é meio Leila Diniz, A arte de pesquisar,  Por que os homens preferem as mulheres mais velhas? Liberdade, felicidade e foda-se!, A invenção de uma bela velhice, A arte de gozar: amor, sexo e tesão na maturidade.

Uma das maiores referências nos temas: maturidade, envelhecimento e felicidade TEDx “A invenção de uma bela velhice”, com 1 milhão e 300 mil visualizações no YouTube.

XVII CONPARH

O XVII CONPARH também terá mais de 60 palestrantes, 7 painéis principais e 16 simultâneos. Além de Summit de CEOs e Heads de RH, jogos interativos e feira de negócios – sendo considerado um dos maiores eventos de gestão de pessoas do Paraná.

Entre os palestrantes confirmados estão: Carlinhos Brown (cantor, compositor, artista visual), Oscar Motomura (CEO Amana-Key), Adriana Fellipelli (Fellipelli Consultoria Organizacional), Alberto Roitman (Escola do Caos), Ana Paula Valadão (Hexion Inc), Daniela Catalan (Pipely), Francisco Milagres (Mirach), Gustavo Arns (Congresso Internacional de Felicidade), Leandro Figueira (Grupo Marista), Renata Portela (Scansource), Renata Rezende (Electrolux) e Patrícia Molino (KPMG Brasil), além do palestrante internacional Pedro Ramos (Sou CEO da KEEPTALENT Portugal e Vice-presidente da Lusofonia Digital).

Serviço – XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos

Data: 12 e 13 de abril de 2024, das 9h às 18h

Local: Fiep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico) – Curitiba – PR

Organização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)

Investimento: 3º lote – R$ 1.250,00 (associado) e R$ 1.750,00 (não associado)

Até 31/03

Informações inscrições: https://conparh.com.br/