Início » TCE-AM emite alerta urgente para gestores sobre prazo para Prestação de Contas Anual
Amazonas Destaque

TCE-AM emite alerta urgente para gestores sobre prazo para Prestação de Contas Anual

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (05) para os chefes do Poder Executivo do estado e dos 62 municípios destacando a importância do cumprimento do prazo para a entrega das Prestações de Contas Anual referentes ao exercício de 2023. O alerta também se estende aos gestores responsáveis pela Administração Direta e Indireta estaduais e municipais do Estado do Amazonas.

A menos de um mês do encerramento do prazo, que termina em 1º de abril de 2024, apenas 13 dos 369 órgãos jurisdicionados já realizaram a entrega da documentação, número que representa apenas 3,5% das prestações finalizadas. O alerta ressalta a necessidade de observar rigorosamente o prazo estabelecido, utilizando a plataforma DEC (Domicílio Eletrônico de Contas) para o envio das informações.

O não cumprimento das medidas pode acarretar em sanções aos gestores públicos, após o devido processo legal para apuração de responsabilidades, incluindo a possibilidade de instauração de uma Tomada de Contas Especial.

O alerta emitido pelo TCE-AM ressalta a importância do controle externo e a obrigação constitucional de prestar contas, conforme disposições legais vigentes. Os gestores públicos são orientados a agir em conformidade com as normativas estabelecidas, visando garantir a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

O documento foi elaborado pela Divisão de Planejamento e Acompanhamento das Fiscalizações (Diplaf) , setor técnico ligado à Secretaria Geral de Controle Externo (Secex) e pode ser acessado na íntegra em doe.tce.am.gov.br, na edição publicada nesta terça-feira (05).