Início » Setor de aviação executiva deve decolar em 2024
Notícias Corporativas

Setor de aviação executiva deve decolar em 2024

CEO da Golf Aviação LTDA, João Alexandre Almeida Vieira comenta sobre o crescimento do mercado no país

O mercado de aviação de negócios no Brasil está em expansão. Em 2023, a Embraer registrou uma alta de 13% no volume de entregas de aviões, com destaque para os jatos executivos, que apresentaram o maior volume de entregas em sete anos. Neste sentido, a aviação de negócios vem se consolidando como uma alternativa para empresas e profissionais que buscam flexibilidade, eficiência e otimização do tempo. A possibilidade de acessar lugares remotos e aumentar a produtividade são alguns dos benefícios que atraem clientes para este segmento.

O Governo Federal, por meio do Programa Voo Simples, vem modernizando as normas da aviação civil e algumas medidas passaram a valer em janeiro deste ano. Lançado em 2020 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o programa vem reeditando algumas normas técnicas e leis. 

A iniciativa visa eliminar burocracias e autorizações desnecessárias, tornando o ambiente mais propício para o surgimento e crescimento de empresas no setor. Uma das mudanças previstas para 2024 é a simplificação das operações de táxi aéreo, com a categorização das empresas por tamanho e complexidade das operações.

Para o empresário do ramo de aviação, João Alexandre Almeida Vieira, CEO da Golf Aviação LTDA, 2024 tem tudo para ser um ano promissor para a aviação de negócios no Brasil. “A combinação de demanda crescente, modernização do setor e novas tecnologias coloca o país em posição de destaque no mercado global. Por isso, este ano apresenta um cenário positivo para o segmento, com oportunidades para empresas, profissionais e investidores”, argumenta.

De acordo com Vieira, que é especialista em planejamento estratégico e negócios internacionais, existem algumas oportunidades a serem exploradas no setor, como, por exemplo, investimento em infraestrutura aeroportuária, desenvolvimento de novas tecnologias para aviação e treinamento e qualificação de profissionais. “O futuro da aviação de negócios no Brasil é promissor. Com planejamento e investimento, o país pode se tornar um dos principais players do mercado global”, projeta.

Sobre o profissional:

João Alexandre Almeida Vieira é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, com ênfase em Comércio Exterior e Planejamento Estratégico.

Especialista em Planejamento Estratégico e Negócios Internacionais, atuando principalmente nos segmentos de aviação e mineração. Tem expertise em logística internacional, tanto aérea quanto marítima, e na comercialização de aeronaves e componentes entre Brasil, Estados Unidos e União Europeia.