Início » Trabalhar em pé traz benefícios para a saúde
Saúde

Trabalhar em pé traz benefícios para a saúde

Segundo estudos científicos, ficar muito tempo sentado pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, além de causar dores nas costas, na coluna e nos ombros.

Segundo especialistas, o habito de trabalhar em pé, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, pode trazer diversos benefícios para a saúde e a produtividade dos profissionais que passam muitas horas sentados em frente ao computador. 

De acordo com estudos científicos, ficar muito tempo sentado pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, além de causar dores nas costas, na coluna e nos ombros. Por outro lado, trabalhar em pé pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, queimar mais calorias, melhorar a postura, a circulação e a respiração, e até mesmo prolongar a expectativa de vida.

Mas como fazer essa mudança de hábito sem prejudicar o conforto e a ergonomia no ambiente de trabalho? 

Para Valeria Brand, especialista em P&D da empresa Elements, especializada na venda e produção de móveis ergonômicos, a resposta para essa pergunta está nas mesas com regulagem de altura, que permitem alternar entre as posições sentada e em pé com o toque de um botão. “Essas mesas, também chamadas de standing desks, são ajustáveis de acordo com a altura e a preferência de cada usuário, e podem se adaptar a qualquer espaço e estilo”, explica Valeria. 

As mesas com regulagem de altura elétrica são uma opção moderna, minimalista e tecnológica. “Algumas opções já possuem motorização dupla, memória para quatro posições, e ainda permitem personalizar o tampo com cores e tamanhos variados”, destaca a especialista da Elements.  

Trabalhar em pé é uma mudança de hábitos no espaço de trabalho que pode trazer melhorias no foco, na energia, na criatividade e na disposição para o trabalho, além de redução nas dores no corpo e no estresse.