Início » Consultoria financeira é desafio para PMEs
Notícias Corporativas

Consultoria financeira é desafio para PMEs

Pequenas e médias empresas enfrentam os obstáculos da gestão financeira. Especialista em finanças e controladoria analisa gestão de negócios

A consultoria financeira é um serviço especializado que oferece orientação e aconselhamento sobre questões relacionadas ao dinheiro, investimentos e planejamento financeiro pessoal ou empresarial. Neste sentido, este é um dos principais serviços que ajudam micro e pequenas empresas a se manterem ativas e competitivas no mercado. 

No âmbito empresarial, essa consultoria é frequentemente procurada para otimizar o desempenho financeiro de uma empresa, identificando áreas de oportunidade de economia, maximização de receita e gestão eficiente de capital. Isso pode incluir aconselhamento sobre financiamento de projetos, reestruturação de dívidas, análise de investimentos e elaboração de orçamentos estratégicos. 

Um estudo conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2023, mostra que os microempreendedores individuais (MEI) no Brasil têm a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, chegando a 29%. As microempresas, por sua vez, apresentam taxa de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%, após cinco anos de operações.

Má gestão de despesas e falta de capital de giro são alguns dos principais desafios enfrentados pelas organizações. “Ainda que esse serviço seja estratégico, é comum as empresas brasileiras terem dificuldades financeiras. E isso, quando somado a outros problemas de administração, pode levar a companhia à falência”, analisa o administrador de empresas Marcus Vinicius Resende de Oliveira, especialista em finanças e controladoria. 

Segundo Resende, uma boa gestão financeira reforça a capacidade analítica sobre o negócio. “Com isso, é possível verificar se existem limitações de recursos ou gastos desnecessários, além de oportunidades de investimentos”, informa o especialista. Ele explica que, quando um empreendedor investe em uma gestão eficaz, a empresa consegue evitar custos elevados e outros prejuízos que podem vir a comprometer o crescimento da organização.

Além disso, o serviço de consultoria financeira ajuda a controlar custos, evitar inadimplência e otimizar o uso dos recursos financeiros por meio de ferramentas e métodos adequados e personalizados, conforme detalha Resende. “Todo empreendedor deve ter em mente que a tomada de decisões erradas podem levar uma empresa à falência. Por isso, a consultoria fornece informações precisas e análises consistentes para embasar decisões estratégicas, evitando erros que podem comprometer o futuro da empresa”, finaliza o especialista

Sobre o profissional:

Marcus Vinicius Resende de Oliveira é bacharel em Administração de Empresas com foco em Finanças e pós-graduado com MBA em Finanças e Controladoria. Com quase 15 anos de experiência, possui certificações da Associação Nacional dos Distribuidores de Valores Mobiliários e Câmbio/ANCORD e da Associação Nacional dos Profissionais e Correspondentes em Promoção de Crédito do País/ANEPS.