Início » Tenente investigado por incitação ao golpe é dispensado do CMA
Brasil Destaque

Tenente investigado por incitação ao golpe é dispensado do CMA

Hélio Ferreira Lima foi retirado do posto de comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em Manaus

O tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, anteriormente comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em Manaus, foi destituído de seu cargo. Sua dispensa foi oficializada pelo comandante do Exército, general Thomás Paiva, conforme publicado na edição de quarta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).

Além dele, o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida também foi destituído do comando do 1º Batalhão de Operações Psicológicas em Goiânia (GO). Ambos os militares foram alvos da Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal (PF), que investiga uma tentativa de golpe de Estado. Guilherme e Hélio foram alvo de buscas realizadas no dia 8 deste mês.

De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, eles teriam participado da “produção, divulgação e amplificação de notícias falsas e de estudos sobre a falta de lisura das eleições presidenciais de 2022”. Em comunicado, o Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que as providências foram tomadas de acordo com as decisões jurídicas sobre o assunto e ressaltou que o Exército está colaborando com as autoridades responsáveis pelas investigações.