Início » Proteção estratégica e financeira do seguro cibernético
Notícias Corporativas

Proteção estratégica e financeira do seguro cibernético

Com o progresso tecnológico contínuo, o seguro cibernético torna-se uma necessidade fundamental para as empresas enfrentarem os desafios inerentes ao ambiente digital.

À medida que a sociedade avança em direção a um ambiente cada vez mais digital, o seguro cibernético destaca-se como uma proteção para as empresas enfrentarem os desafios intrínsecos desse mundo conectado. A IBM Security publicou seu relatório anual “Cost of a Data Breach Report“, revelando que as violações de dados atingem custos e impactos sem precedentes, chegando a uma média de R$ 6,45 milhões no Brasil. Esse valor representa o custo mais alto já registrado na história do relatório para as organizações pesquisadas.

Em face de violações de dados ou ataques cibernéticos, o seguro cibernético se torna um suporte, abrangendo desde despesas legais até custos de comunicação com partes afetadas, reparos de sistemas e recuperação de dados. Algumas apólices oferecem serviços complementares de resposta a incidentes, fornecendo suporte de especialistas em segurança cibernética e relações públicas para lidar com tais situações de crise.

Para Nina Teixeira, analista de Marketing da Genebra, o seguro cibernético abrange uma ampla gama de riscos, incluindo ataques de hackers, violações de dados, ransomware, malware e até mesmo a interrupção dos negócios decorrente de incidentes digitais. Ela enfatiza que essa modalidade de seguro não só cobre os custos associados à notificação e monitoramento de clientes afetados, mas também a responsabilidade legal por perda de dados de terceiros e as despesas para a restauração da reputação da empresa.

O custo do seguro cibernético varia de acordo com uma série de fatores, incluindo o porte e tipo de negócio, volume e natureza dos dados manipulados, as medidas de segurança já implementadas, histórico de incidentes cibernéticos anteriores, setor de atuação e o nível de cobertura almejado. Em um mundo onde os riscos digitais são cada vez mais iminentes, investir em um seguro cibernético torna-se uma necessidade que assegura a resiliência e a continuidade dos negócios no ambiente digital em constante evolução.