Início » Tripé de bem-estar é composto por diferentes tipos de saúde
Notícias Corporativas

Tripé de bem-estar é composto por diferentes tipos de saúde

De acordo com o estudo realizado anualmente pelo DataSenado, órgão de pesquisa do Senado Federal, há três anos consecutivos a temática da “Saúde” tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros.

De acordo com o estudo realizado anualmente pelo DataSenado, órgão de pesquisa do Senado Federal, há três anos consecutivos a temática da “Saúde” tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros. Em 2023, o levantamento apontou que assuntos relacionados ao bem-estar são de destacado interesse de mais de 25% da população nacional, ficando à frente de pautas como educação, corrupção e custo de vida no Brasil.

Mais do que a ausência de doenças, o conceito de Saúde assume uma nova roupagem enquanto tendência de debate nacional, conforme aponta o Ministério da Saúde. Neste novo viés são abarcados o bem-estar físico, mental e financeiro, fazendo com que o conceito passe a ser compreendido como um objetivo a ser alcançado de modo “Integral”, para que a vida do indivíduo seja equilibrada.

Para o Dr. Alexandre Pimenta, Responsável Técnico do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, o olhar sobre a Saúde de modo integral  representa uma mudança de paradigma na forma como o cuidado com bem-estar é encarado, por meio do reconhecimento da interligação entre diferentes áreas capazes de contribuir para a conquista de uma vida mais plena.

“Pessoas que priorizam a abordagem da Saúde Integral tendem a ter mais energia, enfrentar desafios com mais resiliência e desfrutar de relacionamentos mais saudáveis. Além disso, uma vida equilibrada contribui para a prevenção de doenças, melhora a qualidade do sono e fortalece a capacidade de lidar com situações estressantes do dia a dia”, explica o profissional.

O Dr. Alexandre Pimenta lista também uma série de dicas sobre como alcançar o equilíbrio nos diferentes setores que compõem a Saúde Integrada:

1. Alimentação saudável e balanceada: uma dieta equilibrada não só beneficia o corpo, mas também a mente. Por isso, é importante priorizar alimentos naturais e nutritivos, como os ressaltados no e-book gratuito sobre emagrecimento saudável do Cartão de TODOS.

2. Exercícios físicos regulares: a prática regular de atividades físicas não apenas fortalece o corpo, mas também libera endorfinas, melhorando o humor e reduzindo o estresse. Para isso, engajar com práticas esportivas pode ser a melhor solução.

3. Educação Financeira: é importante conhecer  gastos, fazer um planejamento financeiro e buscar investir no futuro. Cabe lembrar também a importância de evitar dívidas desnecessárias e o valor da conquista da independência financeira.

4. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: em meio à correria do dia a dia, é necessário lembrar de valorizar o tempo livre. Para isso, vale se desconectar do trabalho quando possível e dedicar tempo a hobbies e momentos de lazer, isso faz a diferença na saúde mental.

5. Estabelecer relacionamentos saudáveis: relações interpessoais positivas são essenciais para a saúde mental. Para isso, vale cultivar relacionamentos significativos.

6. Praticar a gratidão: apreciar o que se tem e buscar uma melhoria contínua pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma perspectiva mais positiva da vida.