Início » Lavagem nasal com água de qualidade evita infecções graves
Notícias Corporativas

Lavagem nasal com água de qualidade evita infecções graves

Germes presentes na água morna podem causar até infecção cerebral, por isso é preciso ter cuidado com o produto empregado na limpeza das vias aéreas

Com a chegada da primavera, a estação da polinização, doenças respiratórias características como a rinite tendem a aflorar. Além disso, a própria rotina diária, em meio à poluição atmosférica, baixa umidade relativa do ar e variações de temperatura cada vez mais comuns, tem levado a uma popularização da lavagem nasal como forma de atenuar os sintomas nas vias aéreas superiores. Mas essa técnica requer cuidados para não levar a problemas ainda maiores.

De acordo com o Centers of Disease Control and Prevention – CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, na tradução para o português), uma organização de serviços baseada em ciência com mais de 70 anos de atuação e que difunde informações para a proteção da saúde pública, é necessário que esse tipo de limpeza seja feita com água potável, filtrada, estéril ou destilada para prevenir até uma infecção cerebral.

Ainda segundo o CDC, muitos germes vivem – e sobrevivem – em água morna encontrada em rios, lagos e lagoas. Mas também podem se esconder em canos que trazem a água da torneira. É o caso da Naegleria fowleri, uma ameba (germe muito pequeno) e bem comum no mundo todo, praticamente imperceptível, mas que a partir do enxágue nasal pode levar à infecção. Assim, a forma mais segura para fazer a lavagem é usando água de qualidade comprovada.

Atualmente, graças às pesquisas e  tecnologia, a lavagem nasal ganhou a praticidade de ser feita com produtos que já vêm prontos para o uso e dispensam a necessidade de ferver a água ou de promover misturas, como era no passado. É o caso do Wash In, um fluidificante nasal desenvolvido pela ADV FARMA que é composto por água purificada e tem pH equilibrado para não agredir a mucosa nasal.

 

Lavagem nasal é um processo simples

A lavagem nasal é um processo simples de se fazer e não tem contraindicações, segundo a farmacêutica responsável pela ADV FARMA, Dra. Luciana Ferrara de Vivo. Até mesmo crianças podem usufruir dos benefícios que a limpeza das vias aéreas proporciona. A Dra. Luciana explica que para fazer essa limpeza, basta  inclinar a cabeça para um dos lados, abrir a boca, inserir o bico do frasco do fluidificante na narina e apertá-lo suavemente.

A partir daí, o soro flui de uma narina para a outra e arrasta com ele a sujeira acumulada nas vias aéreas. Uma informação importante é que durante todo o processo é preciso manter a boca aberta e respirar apenas por ela. Depois, o correto é repetir o processo, mas a partir da outra narina, para concluir a limpeza.

“Mas atenção, não faça força, a lavagem é com volume, não com pressão. Se uma das narinas estiver com resistência, tente o outro lado, não force, mantenha a posição da cabeça inclinada e respire pela boca, sinta-se confortável”, esclarece a farmacêutica.

 

Mais praticidade e segurança para a lavagem nasal

Diante do cenário, e da necessidade de tornar o processo de lavagem nasal mais prático e capaz de ser realizado em praticamente qualquer lugar, a ADV FARMA, empresa especializada em medicamentos voltados ao bem-estar, desenvolveu o Wash In, um fluidificante e descongestionante nasal que vem pronto para o uso.

O produto é indicado para alívio das sensações ruins causadas pela rinite ou fatores externos às vias superiores. E por ser disponibilizado em frasco de dose única e dispensar preparos comuns à prática da lavagem nasal – como ferver água ou diluir misturas – pode ser levado na bolsa e utilizado em qualquer lugar ou horário do dia.

“O Wash In foi desenvolvido para atender o uso diário e, por isso, conta com formato anatômico para facilitar a aplicação E pode ser descartado como material reciclável em seguida. Além disso, é produzido e embalado sem contato manual, ampliando a segurança contra agentes contaminantes”, conclui Dr. Luciana.