Início » Faculdade oferece workshop gratuito para planejamento de carreira
Notícias Corporativas

Faculdade oferece workshop gratuito para planejamento de carreira

A faculdade Sirius oferece gratuitamente o "Workshop de Planejamento de Carreira", uma iniciativa 100% online e voltada para profissionais que buscam um crescimento intencional em suas trajetórias corporativas.

A faculdade Sirius oferece gratuitamente o “Workshop de Planejamento de Carreira”, uma iniciativa 100% online e voltada para profissionais que buscam um crescimento intencional em suas trajetórias corporativas.

A ideia do workshop surgiu dos fundadores da Faculdade Sirius, Rafaela Herrera e Arnobio Morelix, que perceberam que a maioria dos alunos não planejava a própria carreira e acabava insegura sobre os próximos passos, ainda mais com as mudanças trazidas pelo avanço da inteligência artificial.  

E não foram só eles que perceberam essa falta de planejamento, segundo uma pesquisa realizada por Jaqueline Weigel, diretora do Núcleo de Coaching Integração, e veiculada pela Gazeta do Povo, 65% dos mais de mil entrevistados não planejam a própria carreira. Weigel ainda afirma que um profissional nessa situação “tende a se tornar o ‘reclamão’ da empresa, aquele que só pensa em aumento e está sempre à procura de um novo trabalho.”

“As pessoas não foram ensinadas a criar metas tangíveis e claras, então têm anseios abstratos, como ter saúde e paz, ou a mais simples e rasa de todas: ganhar dinheiro. Essas pessoas não são treinadas para serem conquistadores de sonhos e não são capazes de responder perguntas básicas como quem é você, qual é seu sonho e por que ele é importante para você?”, analisa Jaqueline.

Com esse cenário em mente, Rafaela e Arnobio juntaram as suas experiências na área e lançaram um workshop gratuito que se apoia em 4 etapas: identificar objetivos de carreira, mapear as habilidades, traçar metas específicas e garantir que tem uma rede de apoio para seguir no caminho escolhido. 

“Dentro do workshop, a nossa intenção é ajudar os participantes a criar um roadmap de habilidades técnicas e humanas baseado nos objetivos específicos de carreira de cada um aliado a uma visão de mercado mais assertiva. E, como é a Sirius, não poderíamos deixar de falar sobre dados e IA para se destacar no mercado de trabalho.” afirma Rafaela. 

Identificando objetivos de carreira

A primeira etapa do workshop concentra-se na identificação de objetivos de carreira. Reconhecendo a importância de saber onde se deseja chegar profissionalmente, os participantes aprenderão a avaliar interesses, paixões e ambições. O workshop proporciona insights e ferramentas para estabelecer metas realistas e mensuráveis, orientando os participantes a definirem um rumo claro para suas carreiras.

Mapeando as habilidades

Alinhar habilidades pessoais e profissionais aos objetivos de carreira é a chave para uma trajetória de sucesso. A segunda etapa aborda a identificação e mapeamento dessas habilidades, incluindo uma análise profunda de competências existentes e a identificação de lacunas a serem preenchidas. Capacitando os participantes a tomarem decisões informadas sobre o desenvolvimento de habilidades.

Traçando metas específicas

A terceira etapa concentra-se na definição de metas específicas e alcançáveis. Os participantes aprenderão a criar metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais), garantindo clareza, realismo e orientação para resultados. Orientações sobre a criação de planos de ação e o acompanhamento do progresso ao longo do tempo são oferecidas para garantir o sucesso das metas estabelecidas.

Estabelecendo uma rede de apoio

A última etapa do workshop destaca a importância de construir e manter uma rede de apoio sólida. Reconhecendo que compartilhar interesses e objetivos similares pode contribuir para o crescimento profissional, o evento oferece a oportunidade para os participantes se conectarem com outros profissionais. A criação de uma comunidade propícia a oferecer suporte, conselhos e oportunidades de colaboração é um componente essencial desta etapa.

A inscrição para o workshop é gratuita e pode ser feita usando este link aqui.