Início » Direitos da pessoa idosa: mobilidade urbana em pauta
Manaus

Direitos da pessoa idosa: mobilidade urbana em pauta

Garantir o direito da pessoa idosa e assegurar seu deslocamento pelas vias da cidade foi o assunto discutido durante a participação da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, no Fórum Permanente do Idoso Amazonas, realizado na Fundação Doutor Thomas, na tarde desta quinta-feira, 9/11. O evento é realizado mensalmente e conta com a parceria de instituições, representantes e coordenadores de grupos de idosos.


De acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio Contínua do IBGE em 2022, em dez anos, a população do Amazonas acima dos 60 anos cresceu. Em 2012, o estado tinha 249 idosos para cada mil habitantes. Ano passado esse número chegou a 377. O Amazonas saiu da taxa de 7,0% para 9,1% de pessoas acima dos 60 anos.


Para o procurador jurídico e ouvidor do IMMU, Alexandre Leda, a mobilidade voltada para a terceira idade deve garantir o seu direito de ir e vir, com segurança, considerando as restrições causadas pelo envelhecimento.

“Nosso intuito é iniciar um diálogo permanente com os idosos e as instituições que os representam para que, juntos, possamos garantir a circulação segura, inclusiva e com qualidade de vida para a população idosa”, disse.


O fórum busca trazer todas as discussões acerca do envelhecimento, da qualidade de vida e da saúde das pessoas idosas para ser discutida e trazida e propagada ao poder público.


“A nossa razão de estar aqui é que o município de Manaus, o Instituto de Mobilidade Urbana tem o maior interesse em ouvir essas pessoas e saber delas o que elas precisam de fato para que a gente consiga formular as políticas públicas que vão ser efetivas na vida de cada uma”, finalizou.


Representando a Associação Brasileira de Alzheimer do Amazonas (Abraz-AM), a assistente social especialista em envelhecimento, Georgina Sarkis, parabenizou a prefeitura pela participação de forma efetiva nas discussões do fórum da pessoa idosa.

“Fico muito feliz dessa integração de saberes para que sejam traçadas novas linhas de atendimento em função do idoso, que o nosso estado do Amazonas, inclusive a nossa capital Manaus, tem um número significativo de idosos que são atendidos e que trafegam e precisam dessa mobilidade urbana adequada até para o momento em que eles estão passando na vida, que é totalmente diferenciado de todas as fases da nossa vida”.