Início » Após finalizar 2022 com mais de 1000 lojas, empresa espera 1600 lojas para 2023
Notícias Corporativas

Após finalizar 2022 com mais de 1000 lojas, empresa espera 1600 lojas para 2023

Minimercados de condomínio tornam-se nova comodidade. 7 em cada 10 pessoas optariam pagar mais caro por um imóvel com mercadinho.

Segundo recente pesquisa divulgada pela Brain Inteligência Estratégica, a comodidade é uma realidade no dia a dia dos brasileiros, reflexo disso são os resultados da pesquisa, apontando que 7 a cada 10 compradores de imóveis aceitam pagar mais caro para morar em condomínios que possuem mercadinho na área comum, e esse ingrediente foi um dos fatores principais no sucesso do segmento de mercados autônomos no Brasil.

Com apenas um clique no botão do elevador do condomínio, moradores de todo o Brasil têm à sua disposição um minimercado com tudo que o eles precisam para uma demanda emergencial.

Campinas-SP foi berço de nascimento de uma das maiores redes do Brasil, a SmartStore, especializada no segmento e com mais de 1400 lojas em operação e faturamento anual superior a R$ 191 milhões.

A empresa que hoje conta com atendimento em 25 estados do Brasil e mais de 220 cidades, além de 5 operações em funcionamento no sul da Flórida – Estados Unidos, oferece o serviço por meio de representantes licenciados, que conduzem a montagem e operação das unidades, amparados pela orientação e padronização da matriz, podendo ser implementadas em condomínios verticais, horizontais, hotéis e empresas com mais de 100 funcionários.

O diretor nacional da rede, Oberdan Siqueira ressalta o grande volume de procura para instalações em 2022, que das 1000 lojas ativas, o ano representou 600 novas unidades desse total.

“A procura pela SmartStore mais do que triplicou, devido à maior difusão de conhecimento do modelo, tanto pelos próprios moradores de condomínios como por empresas do segmento”, diz Siqueira.

Além da comodidade aos moradores e funcionários que utilizam o sistema, o modelo de negócios da SmartStore e demais empresas do segmento, proporciona oportunidade para pequenos e microempreendedores, já que conta com simples operação e baixo custo de investimento comparado a outros modelos de negócio.

Estima-se que hoje no Brasil existam mais de 10 mil mini mercados como esse em condomínios e empresas, e a expectativa do setor é atingir rapidamente a marca de 100 mil unidades.

Um dos principais debates dentro do segmento é o furto de produtos, que para a SmartStore gira entre 1% e 3%, devido ao formato de negócio escolhido.

“Acreditamos no formato de poucas lojas por licenciado, entendemos que essa é a essência desse modelo de negócios, proporcionando assim, melhor atendimento aos síndicos e moradores bem como um cuidado mais próximo do dia a dia da loja, do que empresas que concentram 100, 200 lojas sob uma única administração, por exemplo. Além de facilitar a controlar furtos e a operação, essa forma proporciona maior oportunidade para mais empreendedores poderem se encaixar no segmento”, ressalta Siqueira.

Para 2023 a empresa projeta um crescimento ainda maior, chegando a marca de 1600 lojas em operação, e para isso conta com 2 escritórios, administrativo e comercial, ambos na cidade de Campinas que fornecem atendimento a todo o Brasil.