Início » Antonio Peticov apresenta exposição “Montanhas Sagradas e Transcendências”
Notícias Corporativas

Antonio Peticov apresenta exposição “Montanhas Sagradas e Transcendências”

Dezessete telas convidam o público para uma viagem por montanhas do planeta Terra. A Exposição ocupa o espaço A Estufa, em São Paulo, entre os dias 11 de novembro e 15 de dezembro

O espaço expositivo A Estufa, no bairro Vila Madalena, em São Paulo, recebe a mostra “Montanhas Sagradas e Transcendências”, do artista visual Antonio Peticov, a partir de 11 de novembro. 

O enredo da exposição nasceu de uma sugestão do filho de Peticov, Pedro Antonio, que, em comemoração ao 77º aniversário do pai, sugeriu a ideia de que fossem pintadas sete montanhas sagradas, sendo que cada uma deveria ter a prevalência de uma das sete cores do espectro. 

Ao terminar a sétima montanha, Peticov resolveu não se deter apenas em tais escolhas e, aproveitando a enorme pesquisa que fez, seguiu em frente abordando um dos temas que mais o fascinam: a transcendência – o dia e a noite, clássicos arquétipos análogos ao consciente e ao inconsciente, o plano humano e o divino interagindo em uma sinergia quântica.

Pintar essas montanhas, presentes nos mais variados cantos da Terra, fez com que Peticov elegesse três paisagens que identificassem seu país, sendo uma delas, o “Frade e a Freira”, que pertence às suas primeiras memórias de infância, em Cachoeiro de Itapemirim, além do Corcovado e do Monte Roraima.

“A exuberância de algumas das mais icônicas montanhas da Terra tem sido, frequentemente, uma enorme fonte de ‘inspiração’ para mim”, explica Peticov. “Tenho usado paisagens diurnas como uma analogia ao plano humano (a consciência) e paisagens noturnas, com o céu estrelado, como o plano divino (inconsciente), sendo que, em geral, as montanhas comparecem como um traço de união transcendendo essas duas realidades”.

Completa a exposição a instalação “Sete Anéis”, composta por sete anéis de luz, cada um representando uma cor do espectro, instalados no topo de duas palmeiras imperiais.

“Montanhas Sagradas e Transcendências”, de Antonio Peticov

Onde: A Estufa – Rua Wisard, 53 – Vila Madalena – SP

Abertura: 11 de novembro de 2023, sábado, às 11h.

Visitação: até 15 de dezembro, de segunda a sexta, das 11h às 17h. Sábados, das 11h às 13h.