Início » Reforma vira opção com alta nos preços de imóveis no Brasil
Notícias Corporativas

Reforma vira opção com alta nos preços de imóveis no Brasil

Diante da alta dos preços de imóveis no Brasil, reformar residências tornou-se uma alternativa viável devido às taxas de juros elevadas. Reformas podem trazer modernização, sustentabilidade e valorização dos imóveis. Além da economia, as renovações permitem otimizar espaços, integrar áreas e melhorar a eficiência energética, trazendo mais qualidade de vida para as famílias

Segundo dados recentes do Valor Econômico, os preços de imóveis têm aumentado vertiginosamente nas principais cidades brasileiras. Em São Paulo, Brasília, BH, Curitiba e Rio de Janeiro, nos últimos dois anos, os preços subiram mais de dois dígitos. Em capitais, como Florianópolis, Goiânia e Maceió, o avanço dos preços foi ainda mais robusto, passando dos dois dígitos somente nos últimos 12 meses. Sendo a valorização nestas capitais de respectivamente: 13,05%, 15,28% e 17,62%.

Diante desse cenário, a reforma residencial vem se tornando uma alternativa à compra de um imóvel novo. Isso porque as taxas de juros para financiamento estão elevadas no momento, tornando as prestações proibitivas para uma parcela significativa do mercado imobiliário brasileiro. Reformar e personalizar a própria casa tem se tornado uma opção mais simples e acessível.

O especialista em reformas e editor dos portais schilder-tips.nl e dubbelglas-tips.nl, Giovanni Bruno, enfatiza: “A demanda por reformas residenciais reflete não apenas uma opção muitas vezes mais acessível do que um imóvel novo, mas também o desejo de modernizar, tornar o lar mais sustentável e valorizar o imóvel”.

De acordo ainda com o especialista, “ao reformar uma residência, é possível obter uma melhor eficiência energética, reduzindo gastos com energia elétrica, o que ajuda no orçamento e beneficia o meio ambiente. Casas com isolamento térmico adequado e vidros modernos demandam menos uso de refrigeração e aquecimento”.

Além da redução de custos e ganhos no valor do imóvel, Bruno acrescenta que reestruturar layouts, integrar ambientes, expandir espaços e melhorar o aproveitamento da metragem também motiva as reformas. “Tornar as áreas mais funcionais e alinhadas com o estilo de vida contemporâneo é essencial para valorizar apartamentos e imóveis mais antigos”, destaca Bruno.

O editor ainda explica que até pequenas mudanças, como uma nova pintura e o uso de vidros, já são capazes de transformar os espaços, trazendo mais vida, modernidade, ventilação e luminosidade. “Uma simples reforma tornando a casa mais arejada, viva e iluminada traz enormes benefícios e qualidade de vida para toda a família, sem ter de gastar muito”.

Uma das principais vantagens de reformar uma casa em vez de comprar uma nova é a capacidade de personalização. Bruno, destaca: “Reformar permite que os proprietários modelem cada detalhe, desde o layout até os acabamentos, resultando em um ambiente verdadeiramente único e personalizado de acordo com suas necessidades e gostos. Algo que muitas vezes não é possível nos imóveis novos na planta”.

O especialista destaca que reformar também pode ser mais econômico e eficiente em termos de tempo. “Encontrar e adquirir uma nova propriedade envolve tarefas demoradas, como busca, visitas, negociações e processos burocráticos. Em contraste, uma reforma bem planejada economiza tempo e simplifica o processo, permitindo que os proprietários se concentrem no aprimoramento de sua casa atual, evitando muitas das complexidades associadas à compra de uma nova propriedade”, pontua Bruno.

Outra vantagem significativa é a apreciação do preço da casa ou apartamento. Bruno destaca que “uma reforma cuidadosa e bem planejada tem o potencial de aumentar significativamente o valor de mercado da propriedade. Pequenas melhorias podem resultar em ganhos substanciais na valorização do imóvel, oferecendo retornos financeiros sólidos a longo prazo”.

Com o avanço expressivo dos preços do imóveis nos últimos 12 meses em cidades como Goiânia, Florianópolis e Maceió, Bruno comenta: “Certas capitais como Goiânia, Florianópolis e Maceió já tiveram uma forte valorização dos imóveis no último ano e mesmo em cidades em que a valorização do metro quadrado foi menor, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e BH, o mercado de reformas residenciais continua sendo uma excelente alternativa à compra de um imóvel novo”, conclui Bruno.