Início » Lei exige certificado para auxiliares de saúde bucal
Notícias Corporativas

Lei exige certificado para auxiliares de saúde bucal

Legislação que regulamenta o exercício da profissão determina também que o curso seja reconhecido por uma entidade de classe profissional; sócio-fundador da Widom, plataforma de cursos EaD, revela que há alta demanda no mercado e pouca oferta de profissionais qualificados

Promulgada em 2008, a Lei no 11.889 veio regulamentar o exercício profissional de técnicos em saúde bucal (TSB) e de auxiliares em saúde bucal (ASB), estabelecendo suas atribuições, vedações e competências.

O artigo 3º da lei, por exemplo, obriga tais profissionais a se registrarem no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a se inscreverem no Conselho Regional de Odontologia (CRO) da localidade onde exerçam suas atividades.

Para habilitação profissional, a lei também exige que o auxiliar de saúde bucal obtenha certificado em um curso que seja reconhecido pelas entidades de classe mencionadas e que sempre exerça sua atividade sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal.

André Barbalho, sócio-fundador da Widom, afirma que há uma crescente demanda por esses profissionais no mercado de trabalho e poucos profissionais qualificados para atendê-la, ressaltando que a plataforma de cursos de qualificação profissional à distância oferece um Curso de Auxiliar de Saúde Bucal 100% online e organizado em videoaulas.

Segundo Barbalho, no curso disponível na plataforma são abordados temas como biossegurança, gestão em saúde pública, apoio diagnóstico e psicologia aplicada à odontologia, entre outros. “O objetivo é fornecer ao aluno conhecimentos fundamentais para a sua formação completa, permitindo que, depois de formado, ele atue em clínicas, hospitais, consultórios odontológicos e preste concursos públicos na área.”

O sócio-fundador da Widom acrescenta que, após a conclusão do curso, o aluno recebe um certificado profissional reconhecido pelo CFO, o que lhe permitirá atuar legalmente na profissão, exercendo atividades como a realização de ações de promoção e prevenção em saúde bucal.

A importância dos cuidados com a saúde bucal é reforçada pelos dados de um relatório divulgado no ano passado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com ele  3,5 bilhões de pessoas – quase metade (45%) da população mundial – têm doenças bucais, como cárie, doença periodontal e câncer bucal. 

“Esse é um dado preocupante, considerando que os problemas bucais podem ter impacto na saúde geral do paciente, estando associados, por exemplo, a problemas pulmonares e cardiovasculares”, comenta André Barbalho.

Para saber mais sobre o Curso de Auxiliar de Saúde Bucal da Widom, bastar acessar: https://widom.com.br/curso-asb-auxiliar-de-dentista-online-com-certificado-pelo-cfo/