Início » Mais de 700 mil empresas fecham no 2º quadrimestre do ano
Notícias Corporativas

Mais de 700 mil empresas fecham no 2º quadrimestre do ano

Os dados são do governo federal. Em relação ao primeiro quadrimestre de 2023, o número de empresas que encerraram atividades foi -0,1% menor. Já o saldo de novas empresas abertas em 2023 passou de 1,3 milhão. Para não entrar nas estatísticas de empresas fechadas, especialista em negócios explica como planejar o lançamento de novos produtos e não perder competitividade no mercado

O último boletim do Mapa de Empresas, levantamento feito pelo governo federal e divulgado no último 26 de setembro, mostrou que 738.190 empresas foram encerradas no segundo quadrimestre de 2023. Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano, o número teve um pequeno recuo, de 0,1%. Entretanto, em relação ao mesmo período do ano passado, o percentual é 19,8% maior. Já o saldo de empresas abertas no segundo quadrimestre chegou a 1.382.708.

A maior parte das empresas fechadas são de micro e pequeno porte, sendo a maioria de microempreendedores individuais. Um estudo divulgado pelo Sebrae no início do ano mostrou que a taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas é de cerca de cinco anos. Entre os principais motivos do encerramento das atividades está a falta de planejamento do negócio. Dos entrevistados, 17% disseram não ter feito nenhum planejamento e 59% afirmaram ter feito para no máximo seis meses.

Com mais de 13 anos de experiência em administração de empresas, o gerente de negócios Juan Carlos Ormachea Reynoso chama atenção para o planejamento não apenas do negócio em si, mas para cada novo lançamento feito pela empresa, aliado a um planejamento de vendas que possa trazer resultados para todo esforço de inovação, uma característica indispensável para empresas que querem continuar em atividade.

Segundo o especialista, a estruturação de lançamento de novos produtos é um dos principais desafios de empreendedores, principalmente onde há muita concorrência. “Os empresários precisam parar para pensar hoje em dia sobre a sequência correta para ter um planejamento de lançamento de um produto de sucesso. Isto nos leva naturalmente a fazer algo que a grande maioria não faz, que é o dever de casa de estudar a fundo o mercado e começar a entender a real demanda”, diz.

Ormachea explica que é preciso analisar se o cliente entende a proposta do novo produto e qual o tempo necessário para se adaptar a essa inovação. “Muitas vezes o produto está destinado a ser um sucesso revolucionário, mas quando chega ao mercado sem um estudo extenso de viabilidade, o fracasso vem”, atesta, comentando o exemplo de uma empresa que criou patinetes para auxiliar na mobilidade urbana, sem atentar para um estudo de mercado que demonstrasse que o público-alvo pagaria o valor proposto e sem verificar se haveria regulamentação para aquele tipo de produto, o que levou a empresa à falência.

Especialista indica 7 fatores que precisam ser observados antes de lançar um novo produto

Com experiência na criação e expansão de novos negócios, Juan Carlos Ormachea Reynoso costuma aconselhar empresários e empreendedores a observarem sete fatores que podem contribuir para o sucesso no lançamento de um novo produto e, consequentemente, para o sucesso da empresa como um todo.

Segundo ele, o primeiro deles é o investimento em sólida e detalhada pesquisa de mercado, que vai servir de base para todas as decisões subsequentes. “Essa pesquisa precisa incluir a identificação do público-alvo, análise da concorrência, compreensão das tendências do setor e avaliação das necessidades não atendidas”, informa.

O segundo fator é definir objetivos claros e mensuráveis, que posteriormente vão ajudar a avaliar o sucesso do lançamento. Entre essas métricas de avaliação estão metas de vendas, participação de mercado e conscientização da marca.

Estratégia de marketing abrangente é o terceiro fator que deve constar no planejamento de lançamento de um novo produto no mercado. De acordo com Ormachea, isso engloba a escolha dos canais de marketing, o desenvolvimento de mensagens e materiais de marketing, a alocação de recursos e a criação de um plano de ação. “O marketing deve começar antes do lançamento e continuar após ele. Hoje nosso mercado trabalha muito com divulgação mediante Whatsapp Business e anúncios nas redes sociais”, exemplifica.

O quarto fator é o desenvolvimento de produto aperfeiçoado, que consiste em aprimoramento seguindo estimativas de aceitação do mercado. O gerente de negócios Juan Carlos Ormachea ressalta que o produto precisa atender às necessidades do mercado e oferecer qualidade e diferenciação em relação à concorrência. Para isso, é preciso investir em testes rigorosos, prototipagem e feedbacks dos clientes ainda no estágio de desenvolvimento do produto.

Já o quinto fator refere-se ao treinamento das equipes de vendas, que possuem um papel fundamental no sucesso do lançamento. “É preciso fornecer treinamento adequado para que os vendedores possam transmitir eficazmente o valor do produto aos clientes. Este passo é importante na sua essência, pois a empresa pode ter o melhor produto do mundo, porém se não saber comunicar o valor dele, não conseguirá atingir as metas propostas”, ressalta.

O sexto e o sétimo fatores tratam de testes, avaliação e melhoria contínua do produto. O especialista em negócios enfatiza que é essencial acompanhar o desempenho do produto após o lançamento, coletar feedbacks dos clientes, além de avaliar o que deu certo ou não e investir em melhoria contínua. “É importante usar as lições aprendidas para aprimorar o planejamento de lançamentos futuros. Isto dará à empresa uma sequência de atuação que vai poupar muito tempo e recursos em próximos lançamentos”, conclui.