Início » Contemplações do consórcio já superam um milhão em 2023
Notícias Corporativas

Contemplações do consórcio já superam um milhão em 2023

O crescimento do número de contemplações é comemorado não só pelas empresas que comercializam os produtos, mas também pela indústria de bens e serviços ofertados.

O Sistema de Consórcios vem acumulando sucessivos resultados positivos em 2023. Entre os destaques, chamou a atenção o número de contemplações do consórcio, que já superaram o patamar de 1 milhão em 2023. 

De janeiro a agosto deste ano, 1,09 milhão de pessoas foram contempladas pelo Sistema de Consórcios. Segundo a ABAC este resultado superou em 10,4% o registrado em igual período de 2022, ocasião em que ocorreram 987,27 mil contemplações. Portanto, em 2023 o patamar de 1 milhão de contemplados ocorreu um mês mais cedo.

O indicador de contemplações é bastante importante para o setor, visto que resulta em mais liberações de créditos para os potenciais aquisições. E no consórcio, a contemplação pode acontecer através de sorteios e lances.

Avaliando o desempenho das contemplações por segmento, a liderança ficou com o consórcio de motocicletas, que contabilizou 478,52 mil contemplados. Na sequência veio o segmento líder em cotas vendidas e participantes ativos, o consórcio de veículos leves, com 424,59 mil.

Nesses dois segmentos, o número de contemplados é bem superior aos demais. A lista segue com os 67,20 mil contemplados em imóveis; 52,3 mil contemplações em veículos pesados; 37,1 mil em eletroeletrônicos e 33,03 mil em serviços, no acumulado de janeiro a agosto de 2023.

O volume de créditos disponibilizados aos mais de 1,09 milhão de contemplado chegou a R$ 55,08 bilhões até agosto de 2023. Dessa forma, superou em 22,8% os R$ 44,85 bilhões registrados no mesmo período de 2022, reforça a forte presença dos consórcios na economia brasileira. Esta que, no decorrer deste ano, vivenciou diversas novas adequações, voltando suas metas na consolidação e ampliação do desenvolvimento.

Em 2021, após identificar a dificuldade dos consumidores em conseguir crédito, Alexandre Laudimiro decidiu apostar no consórcio voltado a aquisição de bens automotores. Com a experiência no segmento, desenvolveu a plataforma Ativa exclusiva para o setor, reforçando um mercado que vem crescendo nos últimos anos.

Em um cenário de juros altos e com demanda de crédito intensiva pelo segmento, o instrumento é uma opção para consumidores com dificuldade em conseguir recursos em outras fontes e que têm planejamento e interesse em investir pensando no curto, médio e longo prazo.

¨ Na Ativa, a operação é feita por consultores que analisam cenários em diversas administradoras, para encontrar a opção de produto que mais se alinha com as expectativas e necessidades do cliente, queremos facilitar o acesso a carta de crédito para os consumidores, que normalmente não são atendidos pelos agentes financeiros e não conseguem linhas de crédito oficiais ¨ detalha.

O empresário ressalta que a empresa já trabalha com consórcios há mais de 20 anos, mas a entrada no segmento de bens automotores começou em 2021 com a criação da plataforma, para que os consumidores possam adquirir por meio de consórcio, motos, carros, caminhões, entre outros bens. Desde a sua fundação, a plataforma tem parceria com as principais administradoras, instituições financeiras e seguradoras do país. O acordo prevê a comercialização de cartas de crédito para bens automotores, imobiliários e serviços

¨O motivo de termos entrado no segmento de bens automotores, também foi a procura. A própria equipe de crédito viu essa oportunidade¨ — destaca a coordenadora comercial da Ativa Consórcios, Mariana Moreira.

A coordenadora comercial avalia o crescimento deste mercado nos últimos anos. ¨ Os consumidores dão preferência à contratação do consórcio de para esse tipo de bens principalmente a flexibilidade de uso do crédito¨ destaca.

Mas ela alerta: mesmo entre as administradoras de consórcio, existem grandes variações nas taxas e condições praticadas, portanto é preciso pesquisar para ter certeza de estar fazendo o melhor negócio¨.

Para mais informações, basta acessar:

https://www.ativaconsorcios.com.br/