Início » Indicador de Custos Industriais (ICI) apresenta queda
Notícias Corporativas

Indicador de Custos Industriais (ICI) apresenta queda

O indicador apresentou uma queda de 2,5% na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 e o quarto trimestre de 2022

O Indicador de Custos Industriais (ICI), conforme dados divulgados pelo Portal da Indústria, apresentou uma queda de 2,5% na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 e o quarto trimestre de 2022. Esta redução nos custos da indústria brasileira despertou a atenção de economistas e analistas de mercado.

O (ICI) é uma métrica fundamental para avaliar a competitividade do setor industrial no país e monitorar os fatores que influenciam os custos de produção das empresas. A queda de 2,5% no ICI no primeiro trimestre de 2023 pode representar uma reviravolta e merece atenção contínua por parte de analistas e tomadores de decisão do setor.

No que diz respeito ao custo de produção, observou-se no relatório uma diminuição devido a fatores como a otimização de processos produtivos, a redução dos preços de matérias-primas e a melhoria na eficiência operacional das empresas industriais. Conforme informado no estudo, essas iniciativas foram tomadas em resposta à crescente competição global e à necessidade de manter a competitividade no mercado

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de equipamentos para construção civil Trans Obra disse que os dados do relatório mostram que o custo de produção foi reduzido em 2,9% e o custo tributário apresentou queda de 4,1%. “O estudo nos mostrou que a queda foi influenciada pelo recuo destes dois componentes do ICI. A indústria como um todo deve estar atenta para que, com os dados apresentados, a influência nos resultados dos negócios tenham menor impacto por causa da desaceleração econônima”.  

Ainda segundo o relatório, o atual cenário de desaceleração tanto na indústria quanto nos serviços, diversos subcomponentes dos custos de produção experimentaram quedas. A perda de ritmo no crescimento do mercado de trabalho influenciou a redução nos custos com pessoal. O estudo ainda afirma que a diminuição da pressão sobre os preços de energia desempenhou um papel importante na redução dos custos com energia. A normalização no fornecimento de insumos e matérias-primas, juntamente com a subsequente diminuição dos preços, também foram fatores relevantes que contribuíram para explicar a queda nos custos com bens intermediários, tanto nacionais quanto importados.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que a desaceleração nos custos de produção podem impactar diretamente o setor de máquinas e equipamentos, tanto para máquinas de grande porte como no caso do setor de serviços no aluguel de betoneira, aluguel de bomba de água, e outros equipamentos de pequeno porte. “O setor de máquinas e equipamentos deve observar os dados para otimizar processos e investimentos com o objetivo de não sofrer grandes impactos nas receitas em 2023”.