Início » CRI Norte promove ações especiais durante a Semana do Idoso
Notícias Corporativas

CRI Norte promove ações especiais durante a Semana do Idoso

Tendo como tema “Viva com segurança, envelheça saudável”, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (CRI Norte), promove uma série de ações ao longo da semana em comemoração ao Dia do Idoso.

Celebrada de 1 a 7 de outubro, a Semana do Idoso 2023 marca os 20 anos da criação do Estatuto da Pessoa Idosa. Tendo como tema “Viva com segurança, envelheça saudável”, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (CRI Norte) promove uma série de ações ao longo desta semana.

Na segunda-feira (02/10) a segurança física e os direitos dos idosos foram os destaques. Ocorreu uma caminhada; uma palestra, ministrada por Naira de Fátima Dutra Lemos, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; e a prática de Walking Football, uma modalidade de futebol voltado para a longevidade, onde se joga caminhando e não correndo.

Por sua vez, na terça-feira (03), o foco é a segurança na saúde e serão abordadas uma série que questões relacionadas à enfermagem, serviço social, medicamentos, fisioterapia, entre outros temas relacionados. Também será promovida uma visita à casa adaptada que o AME CRI Norte possui, com diversas orientações sobre como evitar o risco de quedas na própria residência, um problema bastante recorrente e que pode trazer graves consequências ao idoso.

Já na quarta-feira (04), a abordagem é voltada às relações de consumo e segurança social contando, inclusive, com uma palestra proferida por profissionais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), além da exibição do filme “E se vivêssemos todos juntos?”, em uma sessão de cinema especial.

Na quinta-feira (05) a segurança digital e o uso de aparelhos celulares é o tema abordado, com a promoção de um workshop didático e dicas sobre como evitar golpes digitais.

Por fim, na sexta-feira (06), profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego do município de São Paulo (CET) darão orientações sobre segurança no trânsito. O evento será encerrado com um café, onde será abordada a importância das relações afetivas e interpessoais que acontecem nesta fase da vida como importante fator de suporte social.

“Em 2023 comemoramos os 20 anos da elaboração do estatuto da pessoa idosa. Importante momento para reiterarmos a garantia dos direitos e proteção aos idosos, dando ênfase ao protagonismo deles”, declara a diretora do AME CRI Norte, Dra. Andrea Masada.

Todas as ações são voltadas ao público acima dos 60 anos e, para participar, é preciso realizar inscrição prévia no Centro de Convivência do AME CRI Norte, localizado na rua Voluntários da Pátria, 4301 – prédio 17 (anexo ao complexo hospitalar do Mandaqui).

O AME CRI Norte é um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado na atenção à saúde do idoso, ele presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades do Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo. O Centro foi idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde e é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).