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Pesquisa investiga demissões nas PMEs brasileiras

De acordo com levantamento realizado com funcionários de PMEs, 57% disseram que a empresa em que trabalham demitiu nos últimos 12 meses

Em 2023, o Brasil enfrentou um cenário de demissões. De acordo com dados da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o primeiro trimestre de 2023 registrou um total de 9,4 milhões de pessoas desempregadas.

A situação não poupou as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) brasileiras, que também foram afetadas pela onda de demissões, segundo a pesquisa sobre offboarding de funcionários de 2023, realizada pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares. Cerca de 57% dos trabalhadores de pequenas e médias empresas entrevistados relataram que suas empresas realizaram desligamentos nos últimos 12 meses, compreendendo o período de junho de 2022 a junho de 2023.

Esse estudo de offboarding oferece um panorama das demissões no Brasil, com foco especial nas PMEs e em como essas empresas têm conduzido o processo de desligamento de seus colaboradores. O levantamento contou com a participação de 1024 profissionais que trabalham em PMEs brasileiras e levavam mais de um ano na mesma companhia.

No entanto, apesar de pouco mais das PMEs terem demitido no período de junho de 2022 a junho de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a quantidade de respondentes que dizem que as demissões aumentaram (36%) é quase a mesma dos que afirmam que diminuíram (38%). Além disso, 25% das empresas declararam que não houve diferença notável entre os dois períodos em destaque.

“Vale destacar que o percentual de demissão apresenta uma variação de acordo com o tamanho das empresas. O estudo mostra que nas micro e pequenas empresas houve menos demissões do que nas médias”, diz. 

Segundo Gava, um fato que pode justificar a situação é que as micro e pequenas empresas costumam ter uma estrutura mais enxuta, sem tantos departamentos, o que pode ter evitado demissões de pessoal como consequência do corte de gastos.

Estratégias de offboarding

Quando se trata do processo de offboarding, que é essencial para garantir uma transição descomplicada para os colaboradores que estão sendo desligados, o estudo revelou que menos de um terço, ou seja, 32% das PMEs têm um processo de offboarding implementado, de acordo com os funcionários entrevistados pelo Capterra.

Para Gava, a implementação de ações de offboarding pode criar um processo mais eficiente para ambas as partes que finalizam a relação. “Uma das ações típicas da estratégia de offboarding é a entrevista de desligamento. Nesse momento, o profissional de RH pode colher informações relevantes sobre a experiência do funcionário na empresa ao fazer perguntas sobre melhoria de processos ou sobre o relacionamento com lideranças”, destaca.

O estudo do Capterra mostra que, das empresas que têm em curso estratégias de offboarding, 7 em cada 10 (76%) realizam entrevistas de desligamento. “Essa ação abre caminho para as empresas identificarem problemas de cultura e permite a implementação de melhorias”, sugere a especialista.

“É importante destacar que a tecnologia pode ser uma aliada na adoção de um processo de desligamento mais estruturado”, diz Gava, que ressalta ainda que, ao utilizar um software de base de conhecimento, a empresa pode listar todas as atividades referentes a um posto de trabalho, bem como reunir informações sobre pontos de contato para salvaguardar todos os dados caso algum funcionário deixe a equipe, facilitando a transferência de conhecimento.

O que é offboarding? 

Offboarding é o conjunto de procedimentos que abrange todas as etapas fundamentais para formalizar a saída de um colaborador de uma empresa, seja por rescisão, aposentadoria ou demissão. Esse processo inclui a preparação de toda a documentação necessária ao término do contrato de trabalho do funcionário, a transferência de responsabilidades e conhecimentos para a equipe restante, a desativação de contas e permissões de acesso, bem como a coordenação da devolução de equipamentos utilizados pelo funcionário e a organização de entrevistas de desligamento. 

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