Início » Amazonas participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília
Saúde

Amazonas participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Cerca de 72 delegados eleitos na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, realizada em maio, participaram do evento

O titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, participou, na segunda-feira (03/07), em Brasília, da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). O evento, que começou no domingo (02/07) e vai até esta terça-feira (04/07), é realizado a cada quatro anos, e acontece no Centro de Integral de Convenções do Brasil, com cerca de 5 mil participantes.

“Estou aqui acompanhando os delegados do Amazonas que estão lutando por melhorias do nosso SUS”, afirmou o secretário e também presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (Conas), Anoar Samad, ao destacar que a delegação do Amazonas tem o objetivo de defender e aprovar 20 propostas e quatro diretrizes que foram pactuadas durante a convenção estadual.

Cerca de 72 delegados eleitos na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, realizada em maio, embarcaram no sábado (1º/07) e participam na totalidade da 17ª CNS. As principais pautas tratam sobre a garantia de financiamento adequado para atenção básica e especializa, além de incentivar políticas públicas que beneficiem moradores das áreas ribeirinhas e indígenas. Na pauta, também, os delegados pediram que todos respeitem as especificidades do Amazonas.

Eliana Nascimento, uma das delegadas eleita na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, enfatizou que é fundamental o fortalecimento do controle social do direito à vida e levar à população do Amazonas novas propostas de trabalho de intensificação da atenção primária de saúde.

A 17ª CNS, conta com 48 salas de grupos de trabalho e 4 seminários de discussão de eixo. As propostas e diretrizes aprovadas serão incorporadas no Plano Plurianual de 2024 e o Plano Nacional de Saúde.