Início » Filmografia marca o encerramento do  “Setembro Amarelo” na rede estadual de ensino
Educação

Filmografia marca o encerramento do  “Setembro Amarelo” na rede estadual de ensino

Durante  o mês de setembro,  os estudantes da rede estadual de ensino, capital e interior, participaram de várias atividades referente ao setembro amarelo

Para encerrar as atividades do mês dedicado à Prevenção e combate ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, os estudantes da escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo,  localizada no município de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus), produziram uma filmografia, com o tema,  “Yellow September: Um novo dia Virá”. O trabalho é resultado de uma ação interdisciplinar das disciplinas de Língua Inglesa e Artes.

A coordenadora da ação e professora de Língua Inglesa, Arlene Nascimento, contou que a produção do trabalho interdisciplinar, que aconteceu ao longo deste mês de setembro,  é um alerta para a comunidade escolar.

“Essa filmografia, além de ser um trabalho de sala de aula, busca mostrar a realidade que o estudante pode passar. Alguns conseguem lidar com a dor, outros não. A mensagem que queremos passar é: vocês não estão sozinhos, não desistam, outro dia virá”, explicou a professora.

Durante todo o mês, a campanha de conscientização sobre temas como, autocuidado, equilíbrio emocional, saúde mental e escutas especializadas foram debatidos com os estudantes nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. 

Neste ano, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda”. A iniciativa foi discutida nas escolas da capital e interior do estado por meio de palestras, rodas de conversa, produção de vídeos, além de apresentações musicais e teatrais.

Para a estudante, do Ensino Médio,  Heloysa de Souza, 17 anos, o vídeo é uma mensagem clara do que acontece com alguns estudantes.

“Nós reproduzimos o que acontece com alguns estudantes, sabendo que é um assunto delicado. Temos uma colega que sofre de ansiedade e outra que está passando por um processo de luto recente. Nós queremos que esse vídeo alcance e toque as pessoas como nos tocou enquanto gravamos”, contou a estudante. 

Setembro Amarelo

Iniciada em 2015, a campanha brasileira do “Setembro Amarelo”  visa previnir o suicídio e conscientizar sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde mental. 

Para quem está precisando de ajuda, é possível procurar acompanhamento em um dos 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no  Estado e nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima da residência; Corpo De Bombeiros (193), Centro de Valorização à Vida (CVV) pelo 188, ou Samu (192) devem ser acionados.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: Gisa Prazeres (92 98124-2626) e Mônica Figueiredo (92 98100-8787)