Início » Reciclagem animal será abordada em evento em São Paulo
Notícias Corporativas

Reciclagem animal será abordada em evento em São Paulo

Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA - é uma das mais de 150 expositoras confirmadas na primeira edição da VICTAM LatAm 2023, que acontece de 3 e 5 de outubro, no Expo Center Norte

Sustentabilidade e Economia Circular também são temas que permeiam o segmento de abate animal. Estabelecimentos de abate e processamento de carnes, como frigoríficos, abatedouros, açougues, supermercados, por exemplo, em parceria com o setor de reciclagem animal, manejam de forma responsável e segura as partes dos animais abatidos que não seguem para a mesa do consumidor, seja por questões ligadas aos hábitos alimentares ou culturais da população, seja por serem classificados como inadequados ao consumo humano.

Ao realizar o recolhimento e destinação correta dos resíduos do abate, o setor da reciclagem animal produz farinhas e gorduras, que são ingredientes utilizados por diversos setores: alimentação animal, rações para pets, agricultura, setor petroquímico, indústria de higiene e beleza. É a economia circular e a sustentabilidade em ação, uma vez que nesse setor, nada é desperdiçado: o Brasil processa anualmente 100% desses resíduos, segundo dados da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA.

A entidade sem fins lucrativos, que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal, será uma das expositoras da primeira edição da VICTAM LatAm, realizada de 3 a 5 de outubro de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Participar da VICTAM LatAm 2023 é uma excelente oportunidade para a ABRA demonstrar seu compromisso com a inovação e a expansão das oportunidades de negócios no setor de reciclagem animal do Brasil. Este evento nos permite, não apenas compartilhar nosso conhecimento e expertise, mas também estabelecer conexões valiosas com profissionais e empresas que compartilham nossa visão de um setor mais robusto, sustentável e inovador. A chegada da VICTAM LatAm ao Brasil é um marco importante para impulsionar o crescimento e a excelência das indústrias associadas e de todo nosso setor no cenário global”, afirma Pedro Bittar, Presidente do Conselho Diretivo da ABRA. 

O evento é realizado pela Victam Corporation, que há mais de 60 anos responde por eventos do mundo dedicados às indústrias de nutrição animal, que inclui pet foods, aqua feed (piscicultura), avicultura, ruminantes e animais de grande porte, além de setor de processamento de grãos, realizados na Holanda, Turquia e Tailândia, e a INTERLINK Exhibitions, promotora com mais de 25 anos de experiência na organização de eventos e congressos técnicos e de negócios no Brasil, América do Sul e no mundo.

O objetivo dos organizadores é abrir um espaço dedicado ao mercado latino-americano para negócios neste setor, sendo uma extensão para os expositores globais acessarem o mercado nessa região tão promissora. Além disso, a VICTAM LatAm 2023 será local para que os profissionais de destaque no setor possam compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados ao desenvolvimento da cadeia de valor da nutrição animal. 

“A América Latina tem um papel estratégico no cenário mundial de nutrição animal e processamento de grãos e, dessa forma, nada mais natural do que estarmos presentes para alavancar ainda mais o setor nessa região”, afirmou o disse o diretor-geral da VICTAM Corporation, Sebas van den Ende.

250 marcas expositoras

Com cerca de 10.000 m2 de área de exposição no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento já tem a confirmação de mais 150 empresas nacionais e internacionais, que representam cerca de 250 marcas, entre elas, nomes como Buhler, AGI, Evonik, Van Aarsen, Ferraz Máquinas, Kahl, Vantec, Equitec.  Aproximadamente 50% dos expositores são estrangeiros.

Parcerias

Durante a VICTAM LatAm 2023 será realizado o GRAPAS LatAm, evento dedicado à moagem e ao processamento de grãos, arroz, soja e farinhas, em parceria com a associação norte-americana de processamento e manuseio de grãos GEAPS (Grain Elevator and Processing Society).

Além disso, a VICTAM LatAm conta também com parcerias de associações brasileiras, como a ABIAM, ABIEC, ABPA, ABRA, AQUABIO e Peixes BR, sem falar de parceiros internacionais, como GMP+, Misset, Perendale, RTRS, University of Wageningen e WPSA.

Congresso e conferências

Da VICTAM LatAm 2023 faz parte também um extenso programa de conferências, com seminários, workshops e debates. Com o apoio da rede de contatos da VICTAM Corporation em tecnologia de ração e processamento de ração animal, juntamente com a rede da GEAPS no manuseio de grãos, será realizada a Conferência Clear Focus, com seminários, workshops e mesas redondas.

Já a parceria com a Universidade de Wageningen, localizada na Holanda e apoiada pela Fundação VICTAM, realiza o 3º Congresso Internacional de Tecnologia de Alimentos (IFTC) durante o evento. O objetivo é que o IFTC 2023 reúna estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria para a troca de conhecimentos e experiências, o compartilhamento de desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas de tecnologia de alimentação animal e para o fomento da discussão sobre os resultados mais recentes.

O congresso terá apresentações temáticas de palestrantes internacionais do Brasil, Chile e Uruguai sobre nutrição animal, tecnologia alimentar na Europa, desenvolvimentos recentes na nutrição de suínos e aves, desafios para a pecuária leiteira sul-americana,  controle de micotoxinas, segurança alimentar na América do Sul, entre outros.

Contará, ainda, com a programação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que vai abordar as oportunidades de negócios nas cadeias de proteína animal, nutrição animal e grãos, as oportunidades na cadeia da soja, de milho e sorgo; as oportunidades nas cadeias de proteína e nutrição animal para ruminantes, e nas cadeias de proteína e nutrição animal para monogástricos e peixes.