Início » Feriado da Pátria: Amazonastur e Arsepam fazem ação integrada de fiscalização e orientação no Centro de Manaus
Amazonas

Feriado da Pátria: Amazonastur e Arsepam fazem ação integrada de fiscalização e orientação no Centro de Manaus

Fotos: Lucas Silva/Amazonastur

Iniciativa tem objetivo de conscientizar sobre as atividades turísticas 

Agências, transportadoras e guias de turismo foram abordados durante a ação integrada entre a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) de fiscalização e orientação do setor, nesta quarta-feira (06/09), no Centro de Manaus.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a blitz é uma estratégia do Governo do Estado para orientar e fiscalizar empreendimentos da atividade turística buscando garantir ao visitante segurança, comodidade e bom atendimento durante os passeios, que ocorrem no feriado da Semana da Pátria.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou a importância da ação para o fortalecimento do turismo no Estado. “Fiscalizar e conscientizar a população, prestadores de serviços e turistas acerca da importância de estarem cadastrados para um serviço seguro,fortalecendo assim o turismo no Estado”, afirmou. 

Dando continuidade à sensibilização junto às agências de viagens e guias de turismo, a Amazonastur reforçou a campanha “Nunca Toque. Observe”, de proteção aos animais silvestres no turismo. A equipe fornece a distribuição de materiais informativos gratuitos, além de trabalhar a conscientização junto aos visitantes e profissionais do turismo.

A campanha da Amazonastur recomenda que o turista jamais segure, persiga ou alimente animais com intuito de atraí-los para fotos, e incentiva que os visitantes escolham observar os animais em seu habitat natural, sempre respeitando a distância segura e acompanhados de profissionais qualificados. 

A diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuele Pampolha, destaca a importância de informar, orientar turistas e profissionais do setor. 

“Orientar e sensibilizar tanto os comunitários e prestadores de serviços, quanto os turistas sobre a  não conivência e promoção desse crime em suas redes sociais, permitindo desta forma, a contemplação dos animais livres em seu habitat natural, em total preservação da fauna da nossa floresta”, pontuou a diretora.

De acordo com a lei federal 6.154/2008, explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre, mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos, é crime, com multa prevista de até R$ 500 mil aos responsáveis.

Centro de Atendimento ao Turista – CAT 

Para ampliar as campanhas “Não Toque. Observe”, a Amazonastur também disponibilizou informações no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que está funcionando temporariamente na Rua Floriano Peixoto, Praça Adalberto Vale, Centro, no horário de funcionamento de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h e na sexta-feira, de 8h às 14h. 

Com informações da assessoria.