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Primeiro ônibus elétrico em circulação em Manaus tem chassi Mercedes-Benz

O primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. Trata-se de um veículo produzido pela Eletra, que começou a circular no início deste mês de setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade.

“É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, proprietário da Auto Ônibus Líder e diretor presidente do Sinetram – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas. “Temos mais 12 ônibus elétricos previstos para os próximos meses, sendo 10 convencionais e 2 articulados, que serão distribuídos entre empresas do nosso sistema de transporte coletivo urbano, assegurando a qualidade do ar e de vida na mobilidade de Manaus. Estamos assim dando esse importante exemplo para o Brasil e para o mundo”.

Empresas adquirem 105 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota

O compromisso do Sinetram com a preservação ambiental passa também pela renovação de frota dos ônibus a diesel que operam na cidade. Nesse sentido, para este ano, foram adquiridos 125 ônibus Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro. São 30 unidades do modelo O 500 M Super Padron e os demais OF 1726 L e OF 1721 de alta capacidade, todos com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6).

Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram haviam adquirido 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos, todas comercializadas pelo concessionário Mardisa.

“Com seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso traz benefícios para os usuários do transporte coletivo urbano, assim como para a sociedade e o meio ambiente”.

O executivo destaca o sucesso do O 500 Super Padron em Manaus, com 50 unidades em dois anos. “A demonstração deste ônibus na cidade no começo do ano passado e, principalmente, a disponibilização para uso em operações regulares das operadoras foram de extrema importância para que os clientes locais pudessem constatar, na prática, tudo aquilo que apresentamos como diferenciais do produto”, ressalta Walter Barbosa. “Temos muito valor a agregar ao dia a dia das empresas, seja em desempenho e economia operacional dos ônibus, em capacidade de transporte e em conforto e segurança para passageiros e motoristas”.

César Tadeu Teixeira também destaca o sucesso desse O 500 na capital amazonense. “O Super Padron substitui o articulado tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, o que nos garante produtividade e melhor custo operacional, especialmente nos corredores do sistema”, diz ele.

A frota operante atualmente conta com 1.140 coletivos, distribuídos em 219 linhas, que diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.

Ônibus elétrico Eletra tem suspensão pneumática Mercedes-Benz

Com carroçaria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, o ônibus elétrico da Eletra que fez sua estreia em Manaus tem suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar condicionado, assegurando alto padrão de conforto para os usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

Tecnologia BlueTec reduz as emissões de poluentes

A linha 2023 de chassis de ônibus Mercedes-Benz – com diversos modelos urbanos e rodoviários das famílias LO, OF e O 500 – se destaca no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à nova legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). 

O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de Óxidos de Nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 veículos no Proconve P8 do portfólio atual Mercedes-Benz. No que se refere a Material Particulado (MP), o que um veículo emitia no P2 é o mesmo de 135 no P8. Para isso é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32.

Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado

O Mercedes-Benz O 500 M Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, com capacidade para cerca de 100 passageiros. Assim, pode transportar a mesma quantidade de pessoas que um modelo 6×2 de 15 metros.

O Super Padron pode receber carroçarias com até 5 portas (3 à direita do motorista e 2 à esquerda). Devido ao motor na traseira, há um aumento de espaço na área dianteira interna do ônibus. Isso facilita o embarque e o desembarque de passageiros, agilizando a operação e garantindo a acessibilidade aos usuários.

Outra grande vantagem do Super Padron 4×2 é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com os concorrentes 6×2. Isso significa melhor relação peso/potência, menor custo de manutenção e de reposição de peças, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus, o que se traduz em menor custo de manutenção e redução do consumo de combustível.

Um importante diferencial de mercado do Super Padron Mercedes-Benz em relação à concorrência é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático ZF Ecolife 6 AP1200B de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.

O alto padrão de conforto da linha O 500 é amplamente reconhecido no mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, destacando-se pela suspensão totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na parte traseira. Isso traz comodidade e bem-estar a bordo para os passageiros e conforto de dirigibilidade para o motorista.