Início » Combate ao fumo: FCecon leva concurso de desenhos e redação à escola da rede pública
Saúde

Combate ao fumo: FCecon leva concurso de desenhos e redação à escola da rede pública

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça ações nacionais de sensibilização e mobilização da população

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), realizou na manhã desta terça-feira (29/08) uma ação educativa em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”.  Alunos que foram destaques em concursos de desenho e redação sobre os malefícios do cigarro foram premiados durante o evento, que ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, localizada na Avenida Dom Pedro I, s/n, bairro Dom Pedro.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no dia 29 de agosto e foi criado pela Lei Federal nº. 7.488 de 1986, para reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, falou sobre a importância da prevenção e ações educativas para combater a dependência do tabagismo em âmbito nacional e local.

“A base de toda a educação de orientação relacionada à Saúde se encontra dentro das escolas. Hoje, o trabalho que está sendo realizado aqui é muito grandioso e de grande profundidade”, disse o diretor-presidente da FCecon.

Para a diretora da escola, Patrícia Repolho, o retorno dos estudantes que participaram dos concursos de desenho e redação foi bastante positivo. Ela destacou que muitos convivem com familiares que fumam e foram alertados dos riscos durante a realização das atividades.

“A escola recebeu a proposta de fazer essa ação educativa com os alunos. Primeiro, nós apresentamos um conteúdo, explicando o que é o tabagismo. Depois, foi a vez dos alunos apresentarem uma redação ou desenho mostrando tudo que aprenderam”, falou a gestora da unidade.

O aluno do 5º ano, Derek Slater, foi um dos participantes da ação educativa. Ele destacou algumas lições que aprendeu e disse que vai alertar alguns familiares que têm o hábito de fumar sobre os perigos.

“Aprendi que o vício no tabagismo pode trazer várias doenças, como o câncer de pulmão e bronquite, por exemplo. Agora, vou aconselhar os adultos a não fumarem”, disse.

A campanha

A campanha é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde. Em 2023, o tema é “Sabores e aromas em produtos derivados de tabaco: estratégia para tornar a população dependente de nicotina”. A temática discute o marketing utilizado pela indústria do tabaco para atrair crianças, adolescentes e jovens a consumir seus produtos.

No Amazonas, a SES-AM realiza a campanha por meio da coordenação estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que faz parte do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da Fundação Cecon.

Com informações da assessoria.