Início » Amazonas não terá desfile cívico estudantil no dia 5 de setembro
Amazonas

Amazonas não terá desfile cívico estudantil no dia 5 de setembro

O Amazonas não terá o tradicional desfile cívico estudantil no dia 5 de setembro, afirmou a Secretaria de Educação do estado (Seduc). Segundo a Secretaria, na data, os alunos estarão tendo aula normal.

No dia dia 5 de setembro, no Sambódromo de Manaus, há um desfile em comemoração à Elevação do Amazonas à categoria de província, que costuma reunir estudantes de diversas escolas públicas do estado.

Mas, neste ano, o governador Wilson Lima mudou a data do feriado para a sexta-feira (8), alegando que a folga, que cai em uma terça-feira, prejudicaria a execução de serviços públicos. Porém, de acordo com a Seduc, desde 2019, as escolas estaduais não participam do desfile no Sambódromo, realizando suas atividades nas próprias unidades de ensino.

“Dessa forma, a Secretaria permite que todos os alunos da rede participem da programação, enquanto nos desfiles militares apenas 11 mil participavam”. Ainda segundo a Seduc, cada escola deverá realizar sua programação na data. “Em alusão à Semana da Pátria, cada escola da rede estadual de ensino, na capital e interior, irá realizar sua programação cívico-militar, seguindo o calendário escolar, com hora cívica, apresentações internas, entre outras atividades didáticas pedagógicas promovidas nas dependências das unidades de ensino”, afirmam.