Início » Unidades de conservação atraem investidores para MG
Notícias Corporativas

Unidades de conservação atraem investidores para MG

O governo de Minas anunciou o investimento de R$ 12 milhões para facilitar o acesso ao Parque Estadual do Ibitipoca; empresários apostam no desenvolvimento da região

O Governo do Estado de Minas Gerais anunciou em junho o investimento de R$ 12 milhões em obras para facilitar o acesso de moradores e turistas ao Parque Estadual do Ibitipoca, localizado na Zona da Mata. Além da unidade de conservação, a região também conta com o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, rico em biodiversidade e composto por grutas e cachoeiras.

Com os parques, a região vem se tornando um polo de turismo atrativo para investidores. Exemplo disso, Ronnie Girardi, empresário da área de tecnologia, lançou o projeto de saúde digital Conecta Saúde por meio de um sistema que leva atendimento médico gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por telemedicina e atende 100% da população de Olaria (MG), município que faz parte do Parque Estadual da Serra Negra.

Olaria possui 1.945 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “O projeto [Conecta Saúde] foi pioneiro no país e é, atualmente, o único a atender toda a população de um município, contribuindo para o desenvolvimento local”, afirma Girardi.

Em 2023, o empresário também investiu em uma plataforma de saúde veterinária. De acordo com Girardi, a Vetconex pretende agregar mais de dois mil médicos veterinários e duzentos mil usuários de todo Brasil no primeiro ano.

Segundo declaração do prefeito de Olarias Luiz Eneias (Luizinho), “os prefeitos das cidades da região dos parques também devem contribuir para o desenvolvimento sustentável e econômico necessário para as futuras gerações”.

José Cândido, proprietário do complexo hoteleiro Parque do Ibitipoca Hotel de Lazer, destaca que os empresários da região veem com “bons olhos” o desenvolvimento dos Parques e da Zona da Mata: “Acreditamos que os investimentos que estão sendo feitos na região vão contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo e da economia local”.

Unidade de conservação atrai turistas com atrativos naturais

Localizado entre os municípios de Lima Duarte (MG) e Santa Rita do Ibitipoca (MG), o Parque Estadual do Ibitipoca tem uma área total de reserva de 1488 hectares e está sob a administração do IEF-MG (Instituto Estadual de Florestas).

Entre as principais atrações, a unidade de conservação reserva a Janela do Céu, rocha que se abre em uma fenda, revelando a vista da região; a Gruta dos Três Arcos, caverna com três arcos naturais; o Pico do Pião, o ponto mais alto do parque, com 1.784 metros de altitude; a Cachoeira do Salto; e a Cachoeira do Monjolinho.

O parque fica aberto durante toda a semana, das 8h às 18h, e recebe o máximo de mil visitantes por dia. No local, são oferecidas atividades como trilhas, caminhadas, camping, cavalgadas e observação de aves. Para visitar, é necessário fazer uma reserva on-line.

Para mais informações, basta acessar: https://www.serradoibitipoca.com.br/ ou @serradoibitipoca