Início » Ponto de Cultura comemora o Dia do Folclore no 20º aniversário da TV Vanguarda
Notícias Corporativas

Ponto de Cultura comemora o Dia do Folclore no 20º aniversário da TV Vanguarda

A Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, Ponto de Cultura Modelando Tradições Figureiros de Taubaté, participará da ação comemorativa dos 20 anos da TV Vanguarda em Taubaté no próximo dia 21 de agosto.

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto. Esta data tem como objetivo celebrar e valorizar as tradições, lendas, mitos, músicas, danças, costumes e expressões populares de diferentes culturas ao redor do mundo. O folclore é uma parte importante da identidade cultural de um povo e muitas vezes reflete sua história, crenças e valores.

Em Taubaté, o Ponto de Cultura Modelando Tradições Figureiros de Taubaté, difunde há mais de 20 anos a arte do barro e os figureiros filiados à Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, remetem a uma tradição brasileira, especificamente à cidade de Taubaté, localizada no Estado de São Paulo. Os figureiros são artesãos especializados na criação de figuras em argila, geralmente representando cenas do cotidiano, figuras religiosas, animais e elementos da cultura local.

Essa tradição destaca-se na cultura popular brasileira e está ligada à herança indígena, africana e europeia. Os figureiros de Taubaté utilizam técnicas tradicionais de modelagem e moldagem em argila, produzindo peças que variam em tamanho e complexidade.

Muitos figureiros aprenderam as habilidades com seus ancestrais e suas obras são uma forma de expressão artística que captura a identidade cultural e histórica da região.

As peças produzidas pelos figureiros além de sua importância cultural, tem também valor comercial, pois são apreciadas por colecionadores e apoiadores da arte popular brasileira, principalmente a figura do Pavão que desde 1979 se tornou o Símbolo do Artesanato Paulista e hoje se tornou mais acessível graças a iniciativa do Ponto de Cultura que difunde o aprendizado da técnica nas escolas públicas do Município.

O objetivo desta ação é a difusão dessa tradição artesanal, para manter viva a cultura e a identidade de Taubaté, e foi com este enfoque que a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, que há 21 anos atua com este propósito, que irá comemorar os 20 anos da TV Vanguarda demonstrando suas ações e trabalhos em praça pública no próximo dia 21 de agosto.

A arte do barro e os Figureiros de Taubaté representam a tradição, arte e identidade cultural do patrimônio artístico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Brasil e segundo o Mestre Figureiro Eduardo Leisan, sobrinho das Figureiras Pioneiras de Taubaté e integrante do Ponto de Cultura: “Continuaremos a ministrar cursos e oficinas para divulgar o nosso pavão: Símbolo do Artesanato Paulista e Símbolo do Folclore de Taubaté”.