Início » Glória Carratte apresenta PL de combate ao preconceito à pessoa com deficiência  
Política

Glória Carratte apresenta PL de combate ao preconceito à pessoa com deficiência  

A proposta do Projeto de Lei é instituir a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Capacitismo

Foi deliberado na manhã desta quarta-feira (09/08), o Projeto de Lei (PL) 383/2023, de autoria da vereadora Glória Carratte (PL) que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Capacitismo, a ser realizada anualmente na primeira semana de setembro. Após a deliberação, o PL foi encaminhado à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com o PL, a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Capacitismo pretende dar visibilidade à problemática na cidade de Manaus, bem como contribuir com a disseminação de informações que incentivem o combate ao preconceito e à discriminação contra a pessoa com deficiência, além de incentivar a inclusão das pessoas com deficiência em atividades que contribuam com o desenvolvimento social.

“Hoje celebramos mais um passo rumo à igualdade. É hora de dizer não a essas atitudes ultrapassadas e construir uma sociedade inclusiva e respeitosa para todos. Vamos juntos apoiar essa iniciativa crucial, compartilhando informações, promovendo a conscientização e trabalhando pela justiça e igualdade”, destacou a vereadora Glória Carratte. 

Considera-se capacitismo a discriminação e o preconceito contra as pessoas com deficiência (PCD), desvalorizando-a em função de sua deficiência.