Início » Artistas circenses já podem se inscrever para o “Festival Lona Aberta” 2023
cultura

Artistas circenses já podem se inscrever para o “Festival Lona Aberta” 2023

Com inscrições abertas aos artistas até o dia 22 de agosto, o evento promete surpreender com apresentações nacionais e internacionais

A magia do circo mais uma vez encanta a Região Norte com o lançamento da segunda edição do “Festival Lona Aberta”. O evento inicia com a convocatória para artistas do Brasil e da América do Sul, que atuam nas mais diversas modalidades circenses, tanto do circo tradicional, quanto contemporâneo. As inscrições estão abertas até o dia 22 de agosto.

O evento, coordenado pelos renomados artistas Francine Marie e Jean Palladino, será uma celebração única das artes circenses no Amazonas. As apresentações, que nesta edição serão 100% presenciais, acontecerão nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, no Centro Cultural Barravento, localizado na Rua Jonathas Pedrosa, Praça 14 de Janeiro, em Manaus.

A programação acontecerá durante quatro dias e contará com a exibição das mostras: Selma Bustamante, Acrobanabacia, Noite de Gala e Mostra de Variedades. Paralelamente, será realizado o segundo Fórum de Discussão “Meu Norte é o Circo”, com o lançamento de uma pesquisa do ator e diretor Jean Palladino.

Este projeto foi contemplado no edital “Thiago de Mello – Artistas e Profissionais da Cultura”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Inscrições

As inscrições para a segunda edição do “Festival Lona Aberta”, serão feitas através de um formulário disponibilizado no Instagram do Barravento, no link linktr.ee/centroculturalbarravento. O regulamento e demais informações também estão disponíveis no mesmo link. Além disso, os resultados das etapas e todas as novidades do evento serão divulgados no Instagram do Barravento, mantendo o público informado e engajado.

Acesso Livre ao público

Para os amantes do circo e da cultura, uma ótima notícia: o “Festival Lona Aberta” 2023 terá entrada gratuita em todas as apresentações.

O Crescimento do Festival

Inspirado em grandes convenções, festivais e encontros de circo realizados no Brasil anualmente, o Festival Lona Aberta foi criado com o objetivo de fomentar e impulsionar o crescimento das artes circenses na Região Norte. A primeira edição, realizada em abril de 2021, em formato virtual, foi um sucesso, com mais de 161 inscrições de 17 estados brasileiros e 03 países sul-americanos, com uma programação variada e envolvente, composta por seis mostras: Noite de Variedades, Noite LGBTQIAPN+, Noite das Mulheres, Sobrevoos e Quedas, Chamego de Comicidade Preta e Mostra Virtual. Além disso, cinco grupos e artistas convidados, incluindo o Palhaço Tomate da Argentina, trouxeram suas performances para cativar o público presente.

Um Espaço de Cultura e Arte

O Centro Cultural Barravento é um espaço aberto para diversas manifestações artísticas, como música e artes cênicas. Sediado em Manaus, o centro promove apresentações, festivais, mostras, encontros e intercâmbios, possibilitando a troca de experiências entre artistas de diferentes estados e nacionalidades.

Ficha Técnica

Coordenação Geral: Jean Palladino | Direção Artística: Francine Marie | Produção Executiva: Ana Oliveira | Coordenação Pedagógica: Francine Marie | Equipe de Produção: Felipe Maya Jatobá, Marcelo Rosa e Anilton Santos | Staffs: Luis Carlos Martins, Marcelo Rosa, Bruna Thayná | Fotografia: Hamyle Nobre | Apresentador Oficial: Clayson Charles | Assessoria de Imprensa: Cultura Amazônica | Produção: Barravento Cultural | Apoio: Prefeitura de Manaus – Manauscult.