Início » Prefeitura promoverá palestra sobre vacinação de gestantes e crianças no Parque das Tribos
Saúde

Prefeitura promoverá palestra sobre vacinação de gestantes e crianças no Parque das Tribos

A vacinação em gestantes e na primeira infância será tema de uma palestra que a Prefeitura de Manaus promove na sexta-feira, 4/8, às 9h, no Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste. A atividade ocorre dentro do projeto” Bom Parto”, voltado às boas práticas no pré-natal, com ênfase no atendimento humanizado, e desenvolvido na comunidade indígena pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Oeste e da Unidade de Saúde da Família (USF) Lindalva Damasceno.

Dirigida às gestantes indígenas e não indígenas da comunidade, a palestra do Bom Parto será conduzida pela gerente de Imunização da Semsa Manaus, enfermeira Isabel Hernandes. Convidada do projeto, ela vai tratar das vacinas indicadas para mulheres grávidas e para crianças de 0 a 6 anos, reforçando a importância da vacinação dos bebês na idade preconizada no calendário nacional.

“A idade definida para aplicação das vacinas considera a maturidade do sistema imunológico para produzir anticorpos. Por este motivo deve-se vacinar na faixa etária correta, com isso a criança estará protegida contra doenças preveníveis por vacina”, explica Isabel.

A gerente de Imunização assinala também a importância de reforçar a proteção das mulheres contra agravos imunopreveníveis durante a gravidez.

“As gestantes devem ser vacinadas para prevenir a hepatite B e o tétano neonatal, e para prevenir a coqueluche em neonatos, levando em conta que a criança só terá proteção contra esta doença quando completar o esquema vacinal, aos 6 meses de vida”, afirma.

Isabel enumera as vacinas contra hepatite B e contra influenza, antitetânica e tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa) como aquelas preconizadas para a gestante. “Ela deve receber a dTpa em toda gestação, e as demais vão depender de avaliação”, pontua.

Projeto

A palestra com Isabel Hernandes acontece na Igreja Católica Gabriel Arcanjo, situada na rua Kunhã Muku, na 2ª etapa do Parque das Tribos, onde o projeto Bom Parto realiza programações semanais, com orientações, palestras e rodas de conversa, sempre às sextas-feiras, a partir das 9h.

Idealizado pelos profissionais da USF Lindalva Damasceno, a fisioterapeuta Rafaella Bitar Bezerra, a enfermeira Mayara Veloso, a assistente social Liliane Trindade e a técnica em enfermagem Yane Salomão Silva, o Bom Parto iniciou as atividades em janeiro deste ano, ofertando às gestantes do Parque das Tribos acompanhamento de pré-natal com ênfase no atendimento humanizado e respeito às especificidades interculturais.

“O projeto soma com o acompanhamento convencional, trazendo um olhar integrado, um cuidado humano global, desenvolvendo prevenção e promoção em saúde, respeitando a interculturalidade e adaptando o serviço de saúde à realidade das gestantes”, aponta Rafaella Bitar.

A iniciativa promove ainda atividades de fisioterapia para as mulheres da comunidade, com práticas integrativas de relaxamento, meditação com bolas suíças e musicoterapia, e oferta atendimentos de serviço social, com orientações sobre direitos da gestante e avaliação social.

Com informações da assessoria.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário