Início » Pela primeira vez no Amazonas, produtores de Envira e Eirunepé receberam o pagamento do Garantia Safra
Economia

Pela primeira vez no Amazonas, produtores de Envira e Eirunepé receberam o pagamento do Garantia Safra

FOTOS: Mayana Tomaz e Thiago Aguila/Sepror

 Parceria entre Governo do Amazonas e Governo Federal beneficiará 397 produtores com pagamento de seguro referente às perdas agrícolas registradas na safra 21/22

O Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e coordenação estadual do Programa Garantia Safra, da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), reuniu produtores rurais familiares dos municípios de Envira e Eirunepé, representando os 397 que receberão o primeiro pagamento do benefício, no Amazonas, concedido para a Calha do Juruá, no valor de R$ 850 cada, referente à safra perdida em 21/22, decorrente de perda por excesso hídrico.

As solenidades aconteceram no domingo (30/07), em Envira; e nesta segunda-feira (31/07), em Eirunepé (distantes 1.208 e 1.160 quilômetros da capital, respectivamente).

Em Envira, o evento aconteceu no Cine Teatro Vereador Sirica, onde 58 produtores foram beneficiados, de um total de 79. Entre eles, o produtor rural José Carlos Paiva, que produz feijão, milho e mandioca.

“Esse benefício é uma benção, para nos dar mais força, mais coragem para produzir, porque antes isso não existia. Aí a gente vivia desanimado. Agora a gente tem esse programa do governo, que nos incentiva, nos ajuda, dando mais coragem, mais força para gente trabalhar”, declarou José Carlos.

Em Eirunepé, a solenidade aconteceu na sede da Câmara Municipal, beneficiando 129, de um total de 318 produtores familiares.

Presente nas duas solenidades, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, destacou os esforços do Governo do Amazonas em trazer, pela primeira vez, o Garantia Safra para o estado.

“São 850 reais para cada agricultor que teve perdas ocasionadas pela enchente, ou pela seca dos rios. E a gente precisa reconhecer o esforço do governador Wilson Lima, que esteve no Ministério da Agricultura, que fez todas as tratativas e usou todos os argumentos para incluir o estado nesse benefício”, disse Petrucio.

O coordenador-geral do Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas (MDA-AM), José Ricardo Wendling, destacou a importância da parceria para o sucesso do Programa.

“Isso só acontece, porque o Governo do Estado, a Secretaria de Produção Rural, toda equipe técnica faz esse trabalho em parceria com as Prefeituras, viabilizando e dando todas as condições para verificar quais os agricultores que perderam produção e estão aptos para receber o benefício, portanto são importantes essas parcerias com o Governo Federal, com total apoio do presidente Lula, para sucesso do Programa”, informou José Ricardo.

O pagamento será feito a todos os beneficiários, divididos em dois grupos, até o final de agosto, de acordo com planos elaborados, a partir da confirmação do Número de Identificação Social (NIS). Em julho, até o dia 31 (segunda-feira) serão pagos 129 agricultores de Eirunepé e 58 agricultores de Envira. No mês de agosto, até o dia 31 será realizado o pagamento dos demais agricultores dos dois municípios, contemplando 397 beneficiados, totalizando um recurso de mais de R$ 337 mil.

Após conseguir apoio para levar o Garantia Safra à Calha do Juruá, região amazonense com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que agora recebe o primeiro pagamento via programa federal, o Governo do Amazonas está defendendo junto ao MDA a extensão do programa para as microrregiões de Manaus e Madeira, onde têm sido observadas as maiores perdas de produção, sejam com períodos de estiagem ou de excesso de cheia dos rios.

Participaram da ação o diretor-técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Radson Alves; a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michele Bessa;  o presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), José Augusto Omena; o Superintendente Federal do Ministério da Agricultura (MAPA) no Amazonas, Guilherme Pessoa; o secretário-executivo da Segov, Cássio do Espírito Santo; e o coordenador estadual do programa Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato, além do prefeito em exercício de Envira, Raimundo Casteo; e o vice-prefeito de Eirunepé, Sergiony Tomaz.

O que é o programa

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda severa de safra por causa do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Com informações da assessoria.