Início » Setor de fusões e aquisições no Brasil prevê reação até 2024
Notícias Corporativas

Setor de fusões e aquisições no Brasil prevê reação até 2024

Incertezas políticas e restrições no acesso ao crédito afetam o crescimento, mas sinais de recuperação trazem esperança para o mercado de M&A no Brasil.

Desde meados de 2022, a incerteza e a cautela têm sido os denominadores comuns entre os investidores envolvidos na atividade global de fusões e aquisições, mas as expectativas apontam para 2024 como o ano da recuperação. Isso se reflete no relatório “Do stand by ao infinito“, elaborado pela LLYC em colaboração com a iDeals e a M&A Community, que analisa as tendências que marcarão a atividade de fusões e aquisições nos próximos meses, com base nas opiniões coletadas por meio de uma pesquisa com 110 profissionais do setor da Espanha, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Panamá, México e Estados Unidos, e entrevistas aprofundadas com quinze especialistas, incluindo gerentes de private equity, banqueiros de investimento e advogados.

Metade dos entrevistados acreditam que a recuperação poderá ocorrer em 2024 e os outros, enquanto a outra metade acham que poderá ocorrer antes, no terceiro e quarto trimestre deste ano. No entanto, todos os profissionais concordam que a desaceleração da atividade tem sido perceptível. Os motivos também parecem claros, ligados à maior dificuldade de acesso ao financiamento e seu impacto sobre os preços. Além disso, a incerteza geopolítica, o cenário macroeconômico e o aumento das taxas de juros causaram um desalinhamento nas avaliações que surgiu como o principal motivo da paralisação para 40% dos entrevistados, uma tendência comum para a região ibérica e latino-americana.

No Brasil, o mercado de Fusões e Aquisições (M&A) tem enfrentado desafios significativos em 2023, marcado por incertezas políticas e restrições no acesso ao crédito que abalaram consideravelmente o cenário econômico local. O início do ano foi especialmente complicado, com o país passando por mudanças governamentais e eventos relacionados ao crédito que geraram uma forte contração no crescimento econômico.

Apesar dos desafios, o mercado de M&A no Brasil ainda apresenta oportunidades, especialmente em infraestruturas aeroportuárias e na área da saúde, que são as mais procuradas no país. A maior parte do volume investido em Fusões e Aquisições está concentrada no middle market, exceto no caso do Brasil, onde as grandes empresas representam a maior parte do mercado de M&A. A idiossincrasia dos investimentos brasileiros pode estar relacionada a essa preferência por operações maiores e mais complexas.

Para Luis Guerricagoitia, diretor sênior da área de Comunicação Financeira e um dos autores do relatório, as previsões apontam para uma retomada da atividade de fusões e aquisições no próximo ano e, diante desse cenário, os fundos, os investidores industriais e as empresas devem estar preparados. “Com este relatório, a LLYC quer esclarecer as principais tendências a serem levadas em conta para enfrentar a recuperação em uma posição vantajosa. Como afirmam os especialistas consultados, a reputação e a comunicação são reafirmadas como ferramentas fundamentais para levar uma operação a bom termo”, conclui.

No cenário de private equity, os últimos dois anos foram difíceis para os gestores, com poucos fundos com liquidez devido aos ruídos intrínsecos no país. No entanto, há perspectivas otimistas para o retorno do private equity ao mercado brasileiro, especialmente com indicadores positivos surgindo, como maior interesse no mercado de médio porte, taxas de juros mais baixas e maior atratividade do Brasil como destino de investimento.

Embora os desafios persistam, há sinais de recuperação e uma nota de otimismo no horizonte para o mercado de fusões e aquisições no Brasil. À medida que os indicadores econômicos melhoram e as incertezas diminuem, espera-se que o mercado de M&A retome seu crescimento e atraia mais investidores em busca de oportunidades promissoras no país.