Início » Telessaúde da Prefeitura de Manaus soma quase 38 mil atendimentos em 2023
Manaus

Telessaúde da Prefeitura de Manaus soma quase 38 mil atendimentos em 2023

Estratégia de Saúde Digital da Prefeitura de Manaus para apoio à Atenção Primária à Saúde (APS), o Telessaúde já soma, em 2023, mais de 38 mil atendimentos de pacientes acompanhados nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Iniciado em 2020 e oficializado na estrutura da pasta em 2022, o serviço é voltado para o cuidado e acompanhamento de usuários na rede de saúde do município.

Em 2022, o Telessaúde teve 64.051 realizados com sucesso, isto é, quando os médicos e enfermeiros da Semsa que atuam como teleconsultores têm efetivo contato com o usuário para orientar sobre condições de saúde, consultas ou exames a realizar, ou para informar a “alta” do paciente no serviço, dependendo de sua situação de saúde. Neste ano, até o dia 6/7, já foram 37.856 atendimentos realizados.

A gerente de Telessaúde, Jackeline Alves Galdino, explica que o serviço da Semsa atua por meio de contato telefônico com pessoas atendidas na rede de atenção básica, estimulando a adesão ao acompanhamento em saúde pelas equipes das unidades municipais.
“O objetivo é levar cuidado, levar assistência, mas também monitorar o paciente e reinseri-lo no fluxo de atendimento da Semsa, para que não perca o seguimento do tratamento e mantenha a saúde”, aponta.

Jackeline Galdino também enfatiza a segurança na comunicação com os usuários. “O primeiro contato pode gerar certa desconfiança, por medo de golpes. Mas o teleconsultor se identifica como profissional da Semsa e informa dados como o nome completo do usuário, que são obtidos dos sistemas de saúde, para afastar a desconfiança. E nunca são solicitadas informações bancárias ou financeiras”.

Resultados e pioneirismo

A estratégia de telessaúde da Semsa iniciou com foco em atendimentos de Covid-19 e hoje abrange outros quatro segmentos: Tuberculose, Hiperdia (hipertensão arterial e diabetes mellitus), Gestação de Alto Risco e Imunização Infantil. Dentre eles, o Telehiperdia responde por 11.704 dos atendimentos neste ano, até o dia 6/7.

Para além dos números, Jackeline Galdino enfatiza os bons resultados do programa no apoio ao trabalho realizado pelas equipes da atenção básica, destacando a estratégia voltada ao acompanhamento de pessoas com tuberculose. No segmento, ela explica, o serviço é voltado a casos novos e visa reduzir o abandono do tratamento contra a doença, que deve ser seguido à risca por um período de seis meses.

“Quando teve início o Telemonitoramento com foco em tuberculose, houve uma queda importante nesse abandono entre casos novos, em razão das orientações e dos lembretes feitos aos pacientes”, relata.

A gerente aponta ainda que o serviço de telemonitoramento dentro do Telessaúde da Semsa surgiu como vanguarda dentre os serviços de saúde mediados por tecnologia no país.

“O Telessaúde é um programa do Ministério da Saúde e abrange serviços como teleconsultoria e teleconsulta, mas o serviço de telemonitoramento é pioneiro de Manaus”.

Segmentos

O telemonitoramento no Telessaúde da Semsa iniciou em abril de 2020, com foco na Covid-19, e o sucesso da estratégia levou à ampliação para outros segmentos. Já no ano seguinte, o serviço incorporou o monitoramento de casos novos de tuberculose e, mais tarde, o de gestantes de alto risco, que exigem atenção maior da rede básica.

Em 2022, a atividade se estendeu aos usuários com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, com foco naqueles com consulta em atraso, de forma a evitar agravos como o pé diabético. No mesmo ano, o Telessaúde incluiu o telemonitoramento da imunização de bebês de 0 a 11 meses e 15 dias, com atraso das vacinas pentavalente e poliomielite, que devem ser tomadas em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Além de esclarecer dúvidas sobre doenças, tratamentos e vacinas, Jackeline Galdino explica que os teleconsultores buscam os motivos do não comparecimento na unidade e tentam, juntamente com os gestores de saúde, superar as eventuais barreiras de acesso, pessoais ou administrativas, para assegurar o atendimento do paciente ou, no caso da imunização infantil, da mãe, pai ou responsável pelo bebê.

“A missão do Telemonitoramento é transpor barreiras geográficas, principalmente, e também socioeconômicas, para que os serviços e ações de saúde cheguem a toda a população, em especial aos mais vulneráveis, expandindo e aprimorando a assistência na atenção básica em Manaus”, resume.

Atendimentos

Atualmente, 32 médicos e enfermeiros da Semsa Manaus atuam como teleconsultores em dois núcleos do serviço, um na sede da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVisa) da Semsa, no bairro Cachoeirinha, e outro no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10. Os profissionais se revezam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e excepcionalmente aos sábados, em ações específicas.
“Não apenas são capacitados profissionalmente, mas buscam um tratamento humanizado, o que sensibiliza o paciente e o deixa às vezes até mais confortável para falar de sua situação de saúde”, pontua a gerente.

A gerente de Telessaúde ressalta que o serviço da Semsa atualmente não abrange teleconsultas, modalidade na qual o profissional avalia o paciente de forma direta, faz diagnóstico e prescreve tratamento. Diferentemente, ela aponta, o foco do telemonitoramento são usuários já atendidos e que tiveram a condição de saúde avaliada por outro profissional.

Resposta à pandemia

Como aconteceu com diversas atividades mediadas por tecnologias de informação e comunicação, o Telemonitoramento foi implementado pela Semsa em resposta à pandemia de Covid-19, no início de 2020. O diretor de Tecnologia da Informação (TI), Saymon Erickson, lembra que, diante do aumento de casos, a pasta decidiu criar uma estratégia diferenciada para acompanhar pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

“Foi montado um processo de trabalho que se baseava em pegar essa lista de pessoas e iniciar um acompanhamento direto com elas. De que forma? Por telefone, obtido a partir de dados dos sistemas de saúde”, relata Saymon. Nas ligações, ele conta, eram verificados o estado de saúde, sintomas e contatos do paciente, entre outras informações. “A depender do caso, era agendada uma nova ligação para dias depois”.

Para dar suporte a essa operação, a Semsa criou uma plataforma para receber e monitorar dados de usuários registrados nos sistemas informatizados de saúde. É o que explica o chefe de Sistemas de Informação em Saúde, Cacio Correa, que também trabalhou no desenvolvimento da ferramenta.

“O sistema consulta dados de outros sistemas da saúde, que são o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), o e-SUS Notifica, o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde)”, enumera.

Com os dados obtidos, a plataforma do Telessaúde Semsa seleciona e ordena casos a partir dos critérios definidos para cada segmento do serviço, e distribui as informações de usuários e contatos entre os operadores em atividade.

“Todo o atendimento é registrado, incluindo dados de comorbidades ou outro não informado antes pelo usuário, para o acompanhamento pelo profissional da unidade de saúde”, diz o diretor de TI, apontando que a plataforma traz também recursos de visão geral dos dados.

“Ele inclui gráficos para acompanhamento dos atendimentos e dashboards (painéis de dados) operacionais e gerenciais, voltadas para o gestor tanto do Telessaúde quanto da Atenção Primária”.