As técnicas são baseadas em diretrizes que visam melhorar a taxa de sobrevivência em situações de emergência, fornecendo aos profissionais da saúde, as habilidades necessárias para responder de forma rápida e eficaz em casos de parada cardiorrespiratórias e outras emergências que envolvam o sistema cardiovascular.
A Associação Segeam é considerada referência em serviços de enfermagem no Amazonas e atua em várias unidades da rede de média e alta complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde) na capital amazonense. As técnicas envolvidas na capacitação são consideradas de extrema relevância para profissionais presentes, especialmente, em unidades de urgência e emergência e setores de terapia intensiva.
Segundo o gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Segeam, enfermeiro Nilton de Castro, com a qualificação, a Associação passou a ofertar os cursos a seus profissionais de forma inovadora, facilitando o acesso a protocolos de ponta.
A American Heart Association, credenciadora dos profissionais, é uma das instituições de renome internacional no setor de saúde e a iniciativa de capacitar profissionais no Amazonas ocorreu em parceria com a Berkeley Institucional.
De acordo com Nilton de Castro, o curso passou a ser ofertado em setembro de 2022 para colaboradores da Segeam, e a expectativa é que, em breve, a oferta seja estendida para profissionais de fora da instituição, bem como, para acadêmicos finalistas dos cursos de enfermagem e medicina, além de profissionais de fisioterapia. Ele destaca que o curso é um dos protocolos internacionais mais respeitados do mundo.
“Inicialmente, o sítio especializado em capacitação Segeam foi criado com o objetivo de ofertar aos colaboradores da Associação, os melhores e mais conceituados cursos disponíveis no mercado, de forma diferenciada e facilitada, a fim de promover o crescimento e desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores das diversas áreas de atuação”, explica o gerente.
O gerente também destaca que o curso contribuirá para que os prestadores de serviço vinculados à Associação, atuem com ainda mais eficiência, expertise e conhecimento na assistência aos pacientes atendidos na rede pública de saúde do Amazonas, pautados sempre em comprovações científicas e nos melhores protocolos internacionais.
“A expectativa é que haja, futuramente, uma regularidade de turmas mensais, conforme demanda interna da Associação Segeam”, disse Nilton de Castro.
Sobre os cursos
Os cursos ofertados pela Segeam utilizam manequins e simuladores de última geração que levam mais realismo ao atendimento durante o treinamento. A oferta de vagas será feita após a elaboração de um cronograma próprio, que será divulgado com antecedência pela Associação.
O curso de ACLS é projetado para ensinar habilidades avançadas de suporte à vida, como reconhecer e tratar paradas cardiorespiratórias, identificar ritmos cardíacos anormais, administrar medicações e coordenar equipes de reanimação cardiopulmonar.
Já o curso de BLS é fundamental para todos os profissionais da área da saúde, pois ensina as técnicas básicas de suporte de vida que podem ser aplicadas em situações de emergência, como a realização de compressões torácicas eficazes e a administração de ventilação de resgate. O BLS é voltado para a ressuscitação cardiorespiratória (RCP) básica em pacientes de todas as idades.
Adicionar comentário