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Marca premiada de chocolates orgânicos e sustentáveis da Amazônia é tema do podcast do Corecon-AM

A sócia-proprietária do Warabu Chocolates foi a entrevistada no mais novo episódio do CorecastO podcast do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) recebeu, em seu mais recente episódio já disponível nas redes sociais da entidade, a empresária Linda Gabay, sócio-proprietária do chocolate Warabu, marca sustentável de doces amazônicos orgânicos premiada nacionalmente.

Warabu em tupi-guarani significa “origem da terra”, e é isso que inspira os sócios Linda Gabay e Jorge Neves. O projeto nasceu em 2018, quando Jorge, chef português que mora há 14 anos em Manaus, resolveu tirar do papel o sonho de levar o melhor chocolate com insumos amazônicos para o mundo.

“A nossa fábrica está incubada no Cide [Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial], nós fazemos toda a etapa do nosso chocolate. Hoje nosso chocolate é do segmento grão até a barra. Nós compramos as amêndoas fermentadas e secas, que é o chamado beneficiamento”, afirma Gabay.

Os chocolates Warabu são livres de glúten, lactose e conservantes, feitos com ingredientes naturais e não envolvem qualquer tipo de crueldade animal na sua cadeia produtiva. Isso tudo concede a eles a certificação de produto orgânico e vegano.

“Eu tenho os meus fornecedores padronizados, a certificadora sabe de todos os processos que eles fazem. Dependendo do ingrediente, como avelã ou castanha que podem ter uma toxina, eu só utilizo avelã e castanha com laudo. Não pode ter nada de origem animal, nem no local de plantio. Nenhum dos meus produtores pode ter desmatamento. A certificação não é só da empresa, mas vem da cadeia produtiva, por isso que é tão difícil conseguir”, explica a empresária.

A rigidez e excelência com os processos de certificações levaram o Warabu a conquistar o primeiro lugar na categoria de Alimentos Saudáveis da Feira Naturaltech 2023 em São Paulo.

“Foram mais de 400 empresas que fizeram inscrição, e dentre elas a gente foi escolhido por alguns requisitos básicos, como ter rastreabilidade, cadeia produtiva, tabela nutricional, parte estética da embalagem, trabalhar com pequenos produtores. Passou por uma banca de nutricionistas e tinha que se enquadrar em todos esses requisitos, a gente conseguiu atingir todos e conseguimos o primeiro lugar”, diz a empresária.

Desafios e planejamentos

Um dos maiores desafios atuais dos proprietários do Warabu é encontrar produtores de cacau nativo no Amazonas que estejam habilitados para fornecer o insumo de acordo com as especificidades técnicas exigidas para o produto orgânico. Segundo Linda Gabay, um dos planos do Warabu é capacitar pequenos produtores do Estado para o fornecimento do cacau que atenda os requisitos para certificação no Brasil e no exterior.

“Hoje nós temos o melhor cacau do mundo aqui no Amazonas, é inquestionável dizer isso. O único problema é que o Warabu não consegue adquirir o cacau do Amazonas, por conta da falta de técnica no beneficiamento do cacau. […] A gente tem esse sonho de fazer uma planta piloto no Amazonas, pra capacitar os pequenos produtores e beneficiar esse cacau”, diz.

Outros planos dos empreendedores incluem desenvolver chocolates ainda mais saudáveis, por meio da liofilização, processo que permite preservar os nutrientes dos ingredientes utilizados, e expandir o alcance da marca para o Brasil e o mundo.

“Já temos dois pontos físicos em São Paulo, no Rio de Janeiro mais dois, em Porto Velho temos um, e agora estamos com representantes para abrir mercado no Sul, em especial Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e Brasília. Inclusive estamos em processo de exportação para União Europeia, estamos em conversa com distribuição no Japão, Holanda, Alemanha, Estados Unidos e Canadá”, ressalta.

Em Manaus, é possível encontrar doze opções de chocolates Warabu nas principais lojas de produtos gourmet, como o Pátio Gourmet e o Empório Rodrigues. O economista Marcus Evangelista, presidente do Corecon-AM, indica que a população apoie e consuma a marca amazônica.

“Eu fiquei muito impressionado pelo indicador de qualidade que esse produto tem. Rastreabilidade, escolha de insumo, todo cuidado com a cadeia produtiva resulta nesse produto premiado. Se você gosta de chocolate, dê atenção especial para essa marca”, enfatiza.

Sobre o podcast

O Corecast é um programa semanal, apresentado pelo presidente do Corecon-AM, economista Marcus Evangelista. A cada episódio economistas do Estado são convidados para falar sobre assuntos relacionados à atuação da Economia local e regional. Para conferir o último episódio na íntegra, basta acessar https://youtu.be/Ph0o4c26IIM.

O programa é produzido e transmitido pelo Studio Amazônia Podcast (@studioamazoniapodcast), localizado na rua Urucará, 828, Cachoeirinha. Para acompanhar o programa e enviar feedbacks e sugestões de pauta, acesse os canais oficiais do Corecon-AM no Youtube, Instagram e Facebook (@coreconam).